Inquérito

Flávio Dino herdará processo contra Josimar de Maranhãozinho no STF

Josimar foi acusado pela Polícia Federal de ter desviado recursos oriundos de suas emendas parlamentares entre abril e dezembro de 2021.

Ipolítica

Josimar de Maranhãozinho integrou o grupo político de Flávio Dino no Supremo
Josimar de Maranhãozinho integrou o grupo político de Flávio Dino no Supremo (Divulgação)

SÃO LUÍS - O ministro de Justiça e Segurança Pública e futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino (PSB), herdará na Corte três processos relatados pela ministra aposentada Rosa Weber. Um deles atinge o ex-aliado e membro de seu grupo político, deputado federal Josimar de Maranhãozinhho (PL).

Trata-se da análise de um inquérito da Polícia Federal instaurado em 2021, que aponta o deputado maranhense de como responsável pelo desvio de dinheiro de suas emendas parlamentares na área da saúde para municípios do interior do estado, onde ele atua politicamente. 

Os desvios, segundo a PF, ocorreram entre os meses de abril e dezembro daquele ano. Um dos municípios, Zé Doca, é comandado pela imrã de Josimar: Josinha Cunha.

O inquérito enviado ao STF mostra que, após o envio dos recursos aos fundos municipais de saúde dessas cidades, as prefeituras realizavam contratos fantasmas com empresas de fachada, que pertenceriam ao próprio Josimar, mas em nome de terceiros. Ali era operado o desvio.

A polícia informou na ocasião que as empresas retiravam o dinheiro em espécie, e entregavam no escritório ao deputado em São Luís. O caso foi descoberto após a Operação Descalabro, ocorrida ainda em novembro de 2020, que investigou um esquema criminoso na área de saúde no estado do Maranhão, que teria desviado R$ 15 milhões dos cofres públicos.

O deputado maranhense sempre negou irregularidade e chegou a apontar perseguição política.

Leia também: Indicado para o STF, Flávio Dino será sabatinado na CCJ em 13 de dezembro

Cortesia

Logo após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter indicado Dino para o STF, Josimar de Maranhãozinho utilizou o seu perfil em rede social para parabenizar o ex-governador do estado. 

“Parabenizo o ministro Flávio Dino por sua indicação para a suprema corte. Sem dúvida ele está preparado para essa tão grande e honrada missão”, escreveu

Josimar ainda aguarda a análise da acusação no Supremo.

Licença

Josimar de Maranhãozinho anunciou que se licenciará do mandato no início de dezembro. Além dele, sairão do mandato de forma temporária, pelo PL, Detinha [sua esposa]; Pastor Gil e Júnior Lourenço. Todos são deputados federais pelo partido no Maranhão.

Assumirão mandatos os suplentes: Silvio Antônio, Paulo Marinho Jr., Luciano Galego e Henrique Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.