Ranking da Brasil Júnior

Uema e UFMA estão entre as universidades mais empreendedoras do Brasil

O Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023 foi é feito pela Confederação Brasi-leira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).

Imirante.com

Atualizada em 26/11/2023 às 19h46
Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Universidade Estadual do Maranhão (Uema). (Foto: Divulgação / Uema)

SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estão entre as universidades mais empreendedoras do Brasil, na 69ª e 99ª posição, respectivamente, do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023. O estudo é feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). 

O ranking é elaborado por coleta de dados e avalia as universidades a partir de seis critérios: inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização. 

No estudo deste ano, foram analisadas mais de 100 instituições de ensino superior nas 27 unidades federativas do Brasil, contando com a participação de mais de 34 mil estudantes. 

“O IES Empreendedores destaca cases e iniciativas inovadoras nas universidades, impulsionando o empreendedorismo e fortalecendo a extensão. O ranking não apenas apresenta as instituições, mas também serve como fonte de inspiração e orientação para que as demais sigam os caminhos e boas práticas que o Brasil está desenvolvendo nessa temática”, disse Pedro Casé, Presidente Executivo da Brasil Júnior. 

Desde 2016 a Brasil Júnior tem conduzido o Ranking de Universidades Empreendedoras, que é divulgado a cada dois anos, contribuindo para a melhoria da vivência universitária e da qualidade do ensino superior brasileiro. 

“Acreditamos que a juventude pode desempenhar um papel protagonista na transformação do nosso país, reconhecendo a educação como o elemento fundamental. Com o estudo temos o propósito de ampliar o conhecimento sobre o ensino superior brasileiro e dar voz ao jovem que anseia participar ativamente dessa mudança”, explica Rafaella Nascimento, Líder de Educação Superior na Brasil Júnior e a primeira mulher na coordenação geral do ranking de universidades empreendedoras. 

O ranking completo está disponível no site Universidades Empreendedoras

Sobre a Brasil Júnior 

A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) é uma organização sem fins lucrativos cuja principal missão é representar e potencializar o Movimento Empresa Júnior (MEJ) como agente de formação de lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil Empreendedor. Em 2022, o MEJ foi responsável pela formação empreendedora de cerca de 28 mil jovens espalhados pelo país e pelo faturamento de mais de R$ 87 milhões, dinheiro que é 100% investido na formação dos membros.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.