SÃO LUÍS - Os estudantes da Escola Crescimento apresentaram, nessa sexta-feira (24), os projetos que desenvolveram ao longo do ano por meio do ‘Crescimento Transforma’. As iniciativas abarcam ações de cunho social, educacional, ambiental, entre outras, com o objetivo de impactar positivamente a cidade de São Luís.
“O Crescimento Transforma é uma iniciativa da escola Crescimento que tem mais de 40 projetos que os alunos desenvolvem de cunho social, educacional, racial, LGBTQI+, refugiados. Do nono ano do ensino fundamental até a segunda série do ensino médio, eles desenvolvem ações durante esses quatro anos, impactando positivamente a nossa comunidade. O intuito é que eles tragam para as comunidades de São Luís um resultado positivo dentro da abordagem que eles escolheram”, afirma Pedro Lobo, coordenador do Crescimento Transforma.
Para a estudante de 14 anos Isabela Avelino, a experiência é uma oportunidade de aprendizado para além da sala de aula. “O nosso projeto teve como principal ideia a gente levar arte às crianças, pois muitas não tem oportunidade de ter esse contato com a arte. Nosso foco foi a comunidade do Boi de Pindaré, a gente se reuniu na comunidade e demos a cada uma delas um quadro, tinta, pincéis e papéis, demos um brinde com canetas. Elas gostaram muito, ficaram muito felizes e foi muito inspirador para nós", disse.
Premiação e reconhecimento
A programação se estendeu durante todo o dia. Na plateia, estudantes, pais, professores e parte da equipe pedagógica da Escola Crescimento. No final, 10 projetos receberam certificados de reconhecimento e os cinco melhores foram premiados com troféus. A votação foi realizada por júri popular do corpo docente da instituição.
Em meio à tradição de valorização do voluntariado, a escola se destaca ao promover não apenas ações filantrópicas, mas também projetos focados no desenvolvimento socioemocional dos alunos. Gerusa Aragão, coordenadora das séries finais do Ensino Fundamental da Escola Crescimento, ressalta a importância desse enfoque desde a primeira infância, sensibilizando os estudantes para questões emocionais.
“Ao chegarem ao 9º ano, os alunos estão aptos a compreender de forma mais profunda as necessidades reais da comunidade em que vivem. O projeto ‘Crescimento Transforma’ emerge como uma iniciativa que vai além do acadêmico, buscando, de maneira significativa, transformar vidas ao considerar o lado emocional e estimular a formação de cidadãos completos conscientes de seu papel na comunidade", conta.
Saiba Mais
- Escola Crescimento celebra quarta certificação Apple Distinguished School
- Escola Crescimento celebra as aprovações de estudantes nos principais vestibulares do país
- Experiências na Escola Crescimento mostram a importância da adaptação escolar e do bilinguismo na primeira infância
- VÍDEO: estudantes da escola Crescimento apresentam resultados de projetos sociais realizados em São Luís
- Por que a primeira infância é ideal para aprender um segundo idioma?
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.