Preservando a memória no digital

Radialista desenvolve site com acervo completo da revista Playboy para sua dissertação de mestrado

Geylson Paiva tem mais de 500 exemplares lançados no país e usou para sua dissertação. Ele criou um site com objetivo de ressignificar um acervo impresso para digital.

Luciano Dias / Imirante.com

Atualizada em 24/11/2023 às 18h12
Geylson Paiva, radialista e jornalista. Foto: Reprodução
Geylson Paiva, radialista e jornalista. Foto: Reprodução

SÃO LUÍS – O Imirante.com conversou com o maranhense Geylson Paiva, radialista e jornalista, 37 anos, que usou como instrumento para a sua dissertação de mestrado a revista Playboy. Ele possui edições nacionais lançadas no Brasil desde da sua criação, em 1975, até o fim da revista, em 2017.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

“A dissertação tem por objetivo um protocolo para resinificar um acervo impresso para digital. Como por exemplo, as redes sócias digitais”, disse o radialista.

Além da dissertação, Geylson criou o Inside Playboy Brasil. O site disponibiliza, de forma gratuita, os conteúdos da revista que vão além da nudez. Nele o internauta encontra também reportagens, humor e muitas entrevistas.

“Esse não é um trabalho só de um colecionador, é um trabalho de pesquisador na área de jornalismo digital, e que tem toda uma curadoria e um respeito para que não fira a dignidade e a imagem de ninguém.

“E também pela importância memorialística desse acervo que abrange quatro décadas no país trazendo questões como política, econômica, literatura, e que não se resume a ensaio de nudez”, destaca Geylson Paiva.

Geylson ainda destaca que a questão de gênero relacionada à playboy é um tema polêmico. “Eu tenho consciência do impacto que esse trabalho vai trazer e entendo o ponto de vista feminista sobre, mas eu quis atribuir um sentido histórico e de memória, como outros trabalhos já foram feitos sobre o assunto, como é o caso da pornochanchada, por exemplo. Esse acervo precisa estar disponível em um local adequado para que a possa refletir sobre ele”, finaliza o radialista.

Assista a entrevista completa:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.