Marapiauí

Evento interestadual sobre políticas públicas e segurança para profissionais do sexo ocorre em São Luís

Com inscrições gratuitas, o evento ocorre nesta sexta-feira (24) e sábado (25), no Convento das Mercês.

Imirante.com, com informações da assessoria

Evento ocorre no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís.
Evento ocorre no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Adriana Fuchter)

SÃO LUÍS - Reunir as três redes do movimento nacional de prostitutas (RBP, ANPROSEX e CUTS) para articular politicamente ações em conjunto, visando o combate à violência sexual, física e psicológica nos espaços de trabalho; o fortalecimento das ações de saúde e políticas públicas nos Estados e municípios onde as associações, grupos ou coletivos atuam; e o reforço da luta por direitos trabalhistas, sociais e sexuais. 

Esse é o objetivo do I Encontro Interestadual Marapiauí de trabalhadoras sexuais 2023: protagonismo das mulheres e articulação política que ocorre sexta-feira (24) e sábado (25) no Convento das Mercês (Desterro). O evento tem programação gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio da internet (clique aqui).

Promovido pelo Coletivo Por Elas Empoderadas e Associação de Prostitutas do Piauí (Aprospi), o evento é voltado para o público em geral, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e vai discutir vários assuntos acerca do trabalho sexual como doenças sexualmente transmissíveis, palestra sobre regularização do trabalho sexual, violência de gênero, direitos e saúde mental. A proposta é articular políticas públicas e chamar atenção da sociedade sobre os problemas que atravessam o cotidiano da categoria, como o preconceito e a violência de gênero.

Sobre o Coletivo

O Coletivo Por Elas Empoderadas foi lançado em 2019, durante o Seminário Nacional 2019: avanços e desafios das profissionais do sexo, realizado em São Luís/MA. O coletivo é formado por ativistas, trabalhadoras sexuais e outras(os), que lutam pelos direitos de mulheres cis e trans. As ações realizadas incluem cuidado à saúde, prevenção de doenças, empoderamento político e econômico das mulheres, tanto de trabalhadoras sexuais, como de mulheres negras que vivem na comunidade de Centro Histórico de São Luís.  

Dentre as ações realizadas periodicamente estão: entrega de insumos, como preservativo masculino e feminino, gel lubrificante em casas de prostituição, boates e avenidas para trabalhadoras sexuais cis e trans; ações de saúde como prevenção, aplicação de testes e vacinas junto as trabalhadoras  sexuais, em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde; consultas e  encaminhamento médico para as trabalhadoras sexuais e população em situação de rua  através do Consultório na Rua e Carreta da Mulher Maranhense; entrega de material de  higiene e limpeza pessoal, e de cestas básicas para mulheres trabalhadoras sexuais ou  em situação de vulnerabilidade social no Centro Histórico de São Luís através de  parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil; ofertas de palestras e  oficinas de combate à violência sexual e doméstica, em parceria com a Casa da Mulher  Brasileira, dentre outras ações. São atendidas pelo coletivo as seguintes localidades: comunidade do Centro Histórico de São Luís, região do Oscar Frota e entorno (Mercado Central e pistão), Anel Viário, bairros São Cristóvão e Anjo da Guarda, Posto Magnólia - BR  135, Avenidas Guajajara e São Luís Rei de França. 

PROGRAMAÇÃO

DIA 24/11

08h Credenciamento 09h Abertura do Evento; 

10h30 Apresentação dos Movimentos Sociais Presentes (Rede Brasileira de Prostitutas; Central Única de Trabalhadoras e Trabalhadores Sexuais; Articulação Nacional de Profissionais do Sexo)

12h30 Intervalo para Almoço; 

14h Oficina sobre PREP e PEP – Departamento de Doenças de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis - DATHI/SVSA/Ministério Da Saúde 17h Coffee Break

DIA 25/11

08h00 Roda de Conversa com Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher do Ministério da Saúde; 

11h Palestra sobre Regularização do Trabalho Sexual – Ministério do Trabalho do Maranhão e convidados

12h30 Intervalo para Almoço

14h Grupos de Trabalho Sobre Saúde/Sus, Inclusão Social, Violência de Gênero, Direitos e Saúde Mental

16h30 Coffee Break

17h Apresentação dos Grupos De Trabalho

DIA 26/11

08h Socialização das Experiências Exitosas do Movimento Nacional de Prostitutas 09h30 Elaboração de Documento conjunto das três redes

12h Encerramento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.