INQUÉRITO

Ministério Público deve investigar irregularidades na gestão de Felipe dos Pneus

O Ministério Público do Maranhão abriu um inquérito para investigar possíveis irregularidades no Pregão Eletrônico nº 17/2023 da Prefeitura de Santa Inês.

Ipolítica

Afastado do cargo neste ano por suspeitas de corrupção, Felipe dos Pneus está mais uma vez na mira do Ministério Público.
Afastado do cargo neste ano por suspeitas de corrupção, Felipe dos Pneus está mais uma vez na mira do Ministério Público. (Foto: Mirante AM)

SANTA INÊS - Ministério Público do Maranhão (MPMA) anunciou a abertura de um Inquérito Civil para investigar potenciais irregularidades no Pregão Eletrônico nº 17/2023, promovido pela Prefeitura de Santa Inês. O foco do inquérito são as ações do Pregoeiro Municipal, Deo Victor Pinho Cipriano Cunha, e as empresas envolvidas: Elismar C. de Almeida, A. L Silva Barros Comércio e Serviços LTDA, e G. Oliveira Costa LTDA. O prefeito já foi afastado do cargo poucos meses atrás apontado como suposto líder de uma organização criminosa que atuava na cidade.

DENÚNCIA

A investigação foi iniciada após uma representação feita pela empresa L.C. Silva LTDA, que apontou indícios de irregularidades no processo licitatório. Esse pregão tinha como objetivo a aquisição de gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis para atender às necessidades das secretarias municipais de Santa Inês.

Entre as preocupações expressas pelo MPMA estão a falta de transparência e a suspeita de direcionamento nos resultados do pregão pelo Pregoeiro Municipal. O Ministério Público também ressaltou cláusulas restritivas no edital, como a exigência de certidão negativa de falência para as empresas participantes. Outras irregularidades incluem a não observância do prazo mínimo de 30 minutos para a fase recursal e questões sobre a validação de atestados de capacidade técnica por algumas empresas.

CONSEQUÊNCIAS

O inquérito visa investigar todas as ilegalidades que possam configurar atos de improbidade administrativa, conforme estabelecido pela Lei nº 8.429/92. O processo investigativo do MPMA busca esclarecer e punir possíveis irregularidades no pregão, assegurando a integridade dos procedimentos licitatórios e a correta aplicação dos recursos públicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.