Na Expo Indústria

Em São Luís, Daniel Munduruku reflete sobre ancestralidade e futuro tecnológico

Palestra que fez parte da programação técnica do Sebrae na Expo Indústria apontou a importância de buscar caminhos que unam o melhor do conhecimento tradicional com as demandas da sociedade contemporânea.

Imirante.com, com informações do Sebrae

Com mais de 50 obras publicadas, Munduruku é conhecido por sua profunda conexão com a cultura e os conhecimentos dos povos indígenas, sendo ele mesmo membro do povo Munduruku.
Com mais de 50 obras publicadas, Munduruku é conhecido por sua profunda conexão com a cultura e os conhecimentos dos povos indígenas, sendo ele mesmo membro do povo Munduruku. (Foto: Divulgação / Sebrae)

SÃO LUÍS - No último dia da 5ª edição da Expo Indústria Maranhão 2023, ocorrido no domingo (12), o indígena, filósofo, professor e escritor paraense Daniel Munduruku protagonizou, no espaço SebraeLab, uma palestra sobre ancestralidade e futuro tecnológico. Com mais de 50 obras publicadas, Munduruku é conhecido por sua profunda conexão com a cultura e os conhecimentos dos povos indígenas, sendo ele mesmo membro do povo Munduruku.

Com o tema “Sendo a mudança do mundo”, Munduruku refletiu sobre a ancestralidade como ponto de partida para pensar em um futuro cada vez mais tecnológico. Atuando na novela Terra e Paixão, da Rede Globo, Daniel é pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Munduruku trouxe uma perspectiva única, unindo sua rica bagagem acadêmica com as vivências de seu povo.

Em um dos momentos mais marcantes de sua fala, Munduruku ressaltou a importância de valorizar os conhecimentos dos povos indígenas, destacando que ainda há muito a aprender com os povos originários. Ele enfatizou que as tradições e saberes ancestrais podem oferecer insights valiosos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, especialmente diante do avanço acelerado da tecnologia.

“É fundamental reconhecer a riqueza dos conhecimentos indígenas, pois eles carregam consigo não apenas uma história, mas também um profundo entendimento da interconexão entre o homem e a natureza. Ao olharmos para trás, podemos encontrar respostas e inspirações para construir um futuro mais sustentável e equilibrado”, enfatizou Munduruku.

O evento contou com a participação de diversos profissionais e entusiastas interessados na interseção entre ancestralidade e tecnologia. Dois participantes, Gedeon Arraes e Ricardo Tamanini, compartilharam suas perspectivas sobre a importância e necessidade de abordar essa temática.

O turismólogo Ricardo Tamanini compreendeu a importância de uma inovação consciente, unindo avanço tecnológico à preservação cultural e ambiental. “A palestra destacou que podemos avançar tecnologicamente sem perder a essência do que nos conecta com a terra e com nossos antepassados. É um chamado para uma inovação consciente”, enfatizou o turismólogo.

Gedeon Arraes comentou que a palestra foi o ponto de partida para se pensar acerca da integração dos ensinamentos ancestrais na busca por soluções tecnológicas sustentáveis. “Daniel trouxe uma visão única sobre como podemos incorporar os ensinamentos ancestrais na nossa busca por soluções tecnológicas. A sustentabilidade não deve ser apenas uma palavra da moda, mas sim um compromisso enraizado em nossas raízes culturais”, expressou Arraes.

A palestra de Daniel Munduruku foi um dos destaques do espaço SebraeLab na Expo Indústria Maranhão 2023, evento realizado pela Fiema com correalização do Sebrae.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.