Viva Bem

Dia Nacional de Combate ao Diabetes: veja as formas de conscientização e prevenção

No Viva Bem de hoje, a endocrinologista Maria de Jesus explica como a prevenção é fundamental quando se trata de diabetes.

Imirante.com

Atualizada em 14/11/2023 às 16h33

SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (14), as atenções são voltadas para uma causa de saúde de extrema importância: o combate ao diabetes. O Dia Nacional de Combate ao Diabetes é uma data dedicada a conscientizar a população sobre os riscos, prevenção e tratamento desta doença que afeta milhões de brasileiros.

O diabetes é uma condição crônica que ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou não consegue usar eficazmente a insulina que produz. Com um aumento preocupante nos casos, tornou-se uma verdadeira epidemia silenciosa, afetando pessoas de todas as idades, origens étnicas e classes sociais.

No Viva Bem de hoje, a endocrinologista Maria de Jesus explica como a prevenção é fundamental quando se trata de diabetes. Adotar um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, pode reduzir significativamente o risco de desenvolver a doença. O controle do peso e a manutenção de níveis adequados de glicose no sangue também desempenham um papel crucial na prevenção.

Adotar um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, pode reduzir significativamente o risco de desenvolver a doença. (Foto: André Nadler / Imirante)
Adotar um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, pode reduzir significativamente o risco de desenvolver a doença. (Foto: André Nadler / Imirante)

A tecnologia também desempenha um papel crescente no gerenciamento do diabetes. Dispositivos como monitores contínuos de glicose e aplicativos para o controle da dieta e atividade física têm se mostrado valiosos aliados para quem convive com a doença. Essas ferramentas ajudam a monitorar os níveis de glicose em tempo real e fornecem informações valiosas para o ajuste do tratamento.

Conscientização Contínua

Embora o Dia Nacional de Combate ao Diabetes seja uma oportunidade importante para destacar a questão, a conscientização sobre o diabetes deve ser uma busca contínua. É crucial que as pessoas entendam a importância do diagnóstico precoce, do acompanhamento médico regular e da adesão ao tratamento para garantir uma qualidade de vida adequada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.