ENSINO SUPERIOR

Fernando Carvalho é nomeado reitor da UFMA por Lula

O presidente nomeou Fernando Carvalho Silva como reitor da UFMA, seguindo a escolha da comunidade universitária e a lista tríplice.

Ipolítica

Atualizada em 10/11/2023 às 10h51
Fernando Carvalho (a esquerda) foi o mais votado entre os candidatos a reitor na última eleição. Leonardo Soares deve assumir o cargo de vice-reitor.
Fernando Carvalho (a esquerda) foi o mais votado entre os candidatos a reitor na última eleição. Leonardo Soares deve assumir o cargo de vice-reitor. (Reprodução)

BRASÍLIA - O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Fernando Carvalho Silva como novo reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conforme publicação no Diário Oficial da União de sexta-feira (10). A nomeação seguiu a lista tríplice e o resultado da consulta à comunidade universitária, na qual Carvalho obteve 43,5% dos votos. A posse do novo reitor está agendada para a próxima segunda-feira (13).

Perfil Profissional Formado em Química Industrial pela UFMA, Fernando Carvalho Silva detém mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Departamento de Química da UFMA desde 1994, ele também ocupou cargos administrativos, incluindo Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, e Vice-Reitor.

Eleições na UFMA

O professor e candidato Fernando Carvalho recebeu 43,52% dos votos e foi o mais votado para o cargo de reitor, seguido pelos candidatos Luciano da Silva Façanha (36,38%), Isabel Ibarra Cabrera (15,78%) e Wener Miranda Teixeira dos Santos (3,59%).

Uma polêmica sobre o possível adiamento das eleições surgiu, com um grupo de acadêmicos questionando aspectos legais do processo. Após discussões, o pleito ocorreu conforme planejado, culminando na eleição de Fernando Carvalho.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.