Deputada Roseana Sarney

Aprovado PL que institui aniversário de Pelé como Dia Nacional do Futebol

Texto foi aprovado na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

Ian Sousa/Ipolítica

Atualizada em 09/11/2023 às 07h59
Projeto de lei é de autoria da deputada Roseana Sarney.
Projeto de lei é de autoria da deputada Roseana Sarney. (Divulgação)

SÃO LUÍS- A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei de autoria da deputada federal Roseana Sarney (MDB) que institui o dia 23 de outubro, data do aniversário do Rei Pelé como o Dia Nacional do Futebol. 

Roseana afirmou que o forte apoio ao seu projeto acontece pela paixão do povo brasileiro por futebol e ainda pela figura histórica que é Pelé. "Alta porcentagem de apoio reflete não apenas a paixão do povo brasileiro pelo futebol, mas também o reconhecimento da importância histórica desse dia, que marca o nascimento de um dos maiores ícones do esporte” disse.

A proposição busca valorizar a prática esportiva do futebol as comemorações do Dia Nacional de Futebol poderão ser uma oportunidade para a realização de eventos esportivos, campeonatos e outras atividades, contribuindo para o fortalecimento da cultura esportiva no País.

Segundo a parlamentar, uma pesquisa realizada nas suas redes sociais e com entidades ligadas ao futebol revelou a profundidade do sentimento de identificação que os brasileiros têm com o esporte. "Muitos dos participantes compartilharam histórias pessoais e memórias relacionadas ao esporte, enfatizando como ele desempenha um papel central em suas vidas. Esses resultados indicam claramente um desejo da sociedade de oficializar o Dia Nacional do Futebol como um projeto de lei.”, declarou. 

Assim o Poder Executivo poderá firmar parcerias com entidades públicas e privadas para a realização de eventos, campeonatos e outras atividades relacionadas à data. Por fim o texto instiui o dia 23 de setembro data de aniversário de Pelé como o Dia Nacional do Futebol.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.