Bem-estar

Acolhimento: pacientes internados realizam sonhos e desejos durante internação

As ações são proporcionadas pela Hapvida NotreDame Intermédica e ocorrem em todo o país.

Publipost/Hapvida

Missão é proporcionar experiências de bem-estar e acolhimento a pacientes e familiares. (Foto: Divulgação)
Missão é proporcionar experiências de bem-estar e acolhimento a pacientes e familiares. (Foto: Divulgação)

Ressignificar a experiência da internação pode ser um desafio para muitos hospitais e instituições de saúde, mas, para a Hapvida NotreDame Intermédica, é uma missão que iniciou em 1979 com a fundação da Clínica Antônio Prudente, em Fortaleza (CE), e se intensificou em 2018, com projetos nas UTIs adulto, em todos hospitais da rede própria do norte e nordeste.

A partir de julho de 2023, então, virou um programa de acolhimento, o Apaixonados pela Vida, cuja missão é padronizar e nacionalizar os projetos da área realizados nas unidades assistenciais da rede própria da companhia, de norte a sul do país, e proporcionar experiências de bem-estar e acolhimento a pacientes e familiares.

Duas dessas pessoas impactadas pelo programa foram José Clésio Rabelo Lopes e Maria Tereza Ramos Gomes, que realizaram o sonho de acompanhar a passagem de Nossa Senhora durante a procissão do Círio de Nazaré na última sexta-feira, 6.

Após dias internados no hospital Riomar, em Belém do Pará, os pacientes foram conduzidos na ambulância da instituição até o evento religioso, ao lado de uma equipe multidisciplinar, e experimentaram um momento especial. "Depois de tanto tempo internado, ter essa surpresa foi muito emocionante. Até agora, estou chorando de tanta emoção. Essa vivência inesquecível com Nossa Senhora permanecerá guardada no coração”, afirma Clésio.

Para Maria Tereza, foi uma experiência única: “nunca imaginei que fosse assistir de tão perto a procissão. Fiquei muito feliz, e foi muito emocionante ver a minha Santa passar”. A ação faz parte do projeto “Realizando um Sonho”, que tem a missão de realizar o sonho de pacientes internados e que já organizou desde casamentos, até ensaios fotográficos e visitas à praia.

Além de atender a diversos desejos de pacientes, as iniciativas promovem benefícios como o estreitamento da relação de acolhimento e aumento da confiança com a equipe assistencial. De acordo com a diretora médica de Projetos de Acolhimento da Hapvida NotreDame Intermédica, Franciane Gonçalves, o acolhimento é um relevante pilar de atuação da companhia, que proporciona cuidado com excelência durante o atendimento médico.

“O bem-estar dos nossos pacientes é levado a sério e, por isso, temos a premissa de acolher e cuidar dos clientes com excelência durante a experiência hospitalar”, informa.

As iniciativas promovem benefícios como o estreitamento da relação de acolhimento e aumento da confiança com a equipe assistencial. (Foto: Divulgação)
As iniciativas promovem benefícios como o estreitamento da relação de acolhimento e aumento da confiança com a equipe assistencial. (Foto: Divulgação)



Histórias de superação

Além de realizar sonhos, a Hapvida NotreDame Intermédica atua em ações para melhorar a experiência do paciente durante a internação. É o caso dos projetos “Toque de Amor” e “Sino de Superação”, ambos vivenciados por Gislayne Alves dos Santos, de 24 anos, no Hospital Salvalus, em São Paulo. A líder de Logística teve um desejo gastronômico atendido, dentro da dieta aprovada pela equipe médica e nutricionistas, e celebrou a vitória do término da quimioterapia com a batida do sino do hospital, que contou com a comemoração da equipe médica, de enfermagem e pacientes.

“Além do gesto de carinho que recebi ao atenderem o meu pedido de ganhar uma alimentação diferenciada, me emocionei muito ao saber que fui a primeira paciente a tocar o sino para celebrar o término do tratamento oncológico. Chorei muito com o toque de amor dado ao momento e pelo sentimento de dever cumprido, de saber que venci e que estou recomeçando a minha vida, o que foi simbolizado pelas badalas”, afirma Gislayne.

“O cuidado pode ser leve e especial, e atitudes simples podem tocar o coração dos nossos pacientes”, relata Franciane. “Excelência em cuidado significa realizar sonhos, marcar vida e histórias”, finaliza.

Acolher e cuidar com excelência faz a diferença

Outros projetos de acolhimento realizados nas unidades assistenciais da rede própria da Hapvida NotreDame Intermédica pelo Brasil são o “Heróis da Cirurgia”, que incentiva o uso de batas cirúrgicas temáticas de heróis por crianças que vão passar por algum procedimento cirúrgico nas unidades pediátricas; o “Feliz Vida!”, que celebra o aniversário dos pacientes internados; o “Prontuário Afetivo”, que é o prontuário daquilo que representa o que o paciente gosta e se reconhece na sua individualidade; e ainda o CinePipoca, sessão de cinema, com direito a pipoca e lanche especial, realizada mensalmente nos hospitais próprios da companhia.

Nas UTIs, há visitas estendidas de familiares e amigos a pacientes, além de ações voltadas para a diminuição de ruídos nas UTIs neonatais, o “Momento Psiu”. A visita de pets a seus donos e a terapia com animais treinados dentro das unidades hospitalares completam o leque das principais frentes do programa Apaixonados pela Vida, que se consolida em 2023 e planeja seguir realizando muitos desejos e cuidar cada vez melhor dos pacientes internados na rede própria da Hapvida NotreDame Intermédica em todo o Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.