(Divulgação)

COLUNA

Ana Emília Rios
Ana Emília Rios é nutricionista clínica com foco em qualidade de vida e bem estar.
Saúde

Estresse engorda? Entenda por quê

Entre os motivos, está no cortisol que pode levar ao aumento do apetite.

Ana Emília Rios/ Nutricionista

Outro motivo pelo qual o estresse leva ao ganho de peso é que ele afeta a qualidade do sono
Outro motivo pelo qual o estresse leva ao ganho de peso é que ele afeta a qualidade do sono (Divulgação /Internet )

Quem é que não tem uma rotina caótica no mundo de hoje, não é mesmo? E uma rotina turbulenta acaba gerando estresse, que é uma resposta natural do corpo a situações que demandam mais energia ou que representam ameaças. Quando estamos estressados, nosso organismo produz cortisol, que é responsável por aumentar os níveis de açúcar no sangue e liberar energia para o corpo lidar com a situação de estresse.

No entanto, quando o problema se torna crônico, ou seja, quando a pessoa está sempre em situações estressantes, esse hormônio pode ter efeitos negativos no organismo, incluindo o ganho de peso. 

Um dos motivos pelo qual o estresse engorda é que o cortisol pode levar ao aumento do apetite, especialmente por alimentos ricos em açúcar, gordura e sal. Isso ocorre porque ele aumenta os níveis de glicose no sangue, o que pode desencadear uma sensação de fome. Além disso, o cortisol também afeta a forma como o corpo metaboliza a gordura, fazendo com que mais gordura seja armazenada no abdômen.

Outro motivo pelo qual o estresse leva ao ganho de peso é que ele afeta a qualidade do sono. Quando estamos estressados, é comum que tenhamos dificuldade para dormir ou que acordemos várias vezes durante a noite. O sono inadequado pode ocasionar o aumento do apetite e a redução do gasto energético, o que acarreta ganho de peso. Além disso, o estresse crônico pode dar origem a hábitos pouco saudáveis, como comer alimentos pouco nutritivos, fumar, beber álcool em excesso ou não praticar atividade física. Esses hábitos contribuem para o ganho de peso e para a piora da saúde geral.

É importante ressaltar que o estresse não é a única causa do ganho de peso e que outros fatores, como a dieta e a atividade física, também desempenham um papel importante na manutenção do peso saudável. No entanto, o controle do distúrbio pode ser uma estratégia eficaz para prevenir o ganho de peso e melhorar a saúde geral.

E então, como anda seu nível de estresse?!


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.