Indústria

Programação do 'Mundo Senai' é aberta em São Luís e outros municípios maranhenses

Em sua décima quinta edição, evento, que acontece até o dia 27, oportuniza a futuros profissionais mais conhecimento acerca do setor em suas respectivas regiões.

Evandro Júnior / Imirante

Atualizada em 25/10/2023 às 17h38
Em São Luís, programação acontece na unidade do Senai, no bairro Monte Castelo, das 8h às 17h30
Em São Luís, programação acontece na unidade do Senai, no bairro Monte Castelo, das 8h às 17h30

SÃO LUÍS - Vasta programação voltada para o universo da indústria foi aberta nesta quarta-feira (25) a estudantes e à comunidade dos municípios de São Luís, Bacabal, Açailândia, Caxias, Rosário e Imperatriz. Em sua décima quinta edição, o ‘Mundo Senai’, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, oportuniza a futuros profissionais mais conhecimento acerca do setor em suas respectivas regiões. As atividades prosseguem até o dia 27 e acontecem das 8h às 17h30. 

Em São Luís, a programação, realizada na unidade do Senai no bairro Monte Castelo, inclui apresentação do Laboratório de Robótica, minioficinas de modelagem e impressão 3D, oficinas de doces e salgados, costura e AutoCAD. Os visitantes também conhecem o funcionamento da impressora em Braille e o suporte a pessoas com deficiência realizado pelo Programa Senai de Ações Inclusivas. 

Há, ainda, apresentação do aplicativo ‘Estante Virtual Meu Senai’ e exposição de livros didáticos impressos do acervo da instituição. Além disso, são oferecidos workshops e visitas às instalações da unidade. Paralelamente, acontece a sexta edição da Feira de Talentos ‘Contrate-me’. 

Segundo o diretor regional do Senai no Maranhão, Raimundo Arruda, o evento acontece também em unidades do Senai em outros estados do Brasil. 

“Nós estamos abrindo nossas portas para a comunidade em geral, incluindo a classe empresarial, para que todos possam compreender o que é essa transformação digital voltada para a Indústria 4.0. O Senai sempre se preocupou com essa transição tecnológica e busca atualização constante de seus laboratórios, buscando novas formas de capacitação profissional para atender a todo o Maranhão”. 

Estudantes participam das atividades do 'Mundo Senai', que começou na manhã desta quarta-feira (25), na unidade localizada no bairro Monte Castelo
Estudantes participam das atividades do 'Mundo Senai', que começou na manhã desta quarta-feira (25), na unidade localizada no bairro Monte Castelo

Transformações tecnológicas

O diretor acrescentou que a ideia é despertar para a importância das transformações tecnológicas e destacou, ainda, a gama de cursos oferecidos na unidade. “Falando sobre robotização, inteligência artificial e impressão 3D, por exemplo. Aliás, atualmente, os cursos mais demandados no Senai são eletrotécnica, automação, eletrônica, os da área de TI, de segurança no trabalho e construção civil, entre outras”, frisou. 

A programação do ‘Mundo Senai’ é acompanhada por estudantes da unidade e também de outras instituições de ensino. “O Senai é uma porta de entrada para o campo profissional, englobando diversos cursos, a exemplo do que eu faço, de assistente administrativo, por meio do qual poderei atuar em diversos setores. Meu objetivo é conseguir um bom emprego nessa área. Para isso, estou me esforçando bastante”, disse Ana Cristina Nogueira, aluna do curso de assistente administrativo.

Com um portfólio com mais de 500 cursos e projeção de mais de 45 mil matrículas para 2024, o Senai do Maranhão está completando 70 anos atuando com a missão de ofertar educação profissional e tecnológica, serviços de tecnologia e inovação, além de atuar com responsabilidade social ao realizar a inclusão das pessoas no mundo do trabalho. 

Programação em outras cidades

Em Bacabal, a população tem acesso aos laboratórios de Eletricidade e Soldagem, simuladores de transporte, demonstração de equipamentos de segurança, palestras e minicursos. Em Açailândia, é realizado bate-papo sobre mercado de trabalho com representantes das empresas Suzano, Vale e AV, além de tour pelos laboratórios da instituição e oficinas. 

Em Caxias, o público participa de diversas palestras, e em Rosário, de workshop sobre Indústria 4.0 e oficina de instrução de pequenos reparos em carro e moto, além de outras atividades.  Em Imperatriz, são ofertadas oficinas em várias áreas. 
 



 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.