WASHINGTON - Mike Johnson, representante republicano de Luisiana, foi eleito o novo presidente da Câmara dos EUA com uma margem de 220 votos, superando Hakeem Jeffries, do partido democrata, que obteve 209 votos. A eleição de Johnson veio um dia após o Partido Republicano indicá-lo.
Atuando na Câmara desde 2016, Johnson é notório por sua postura conservadora. Seus posicionamentos incluem oposição ao aborto, uso de maconha e casamento LGBTQ+. Ele também já presidiu o Comitê Republicano de Estudos. Em destaque, Johnson votou para anular os resultados das eleições na Pensilvânia e, anteriormente, apoiou um movimento contra a eleição de Joe Biden na Suprema Corte.
Desde a renúncia de Kevin McCarthy em 3 de outubro, a Câmara operava sem um presidente, o que paralisou suas atividades. Esse vácuo representou um desafio na tomada de decisões cruciais, incluindo questões sobre conflitos no Oriente Médio.
É relevante mencionar que, antes de Johnson, o Partido Republicano, que detém uma ligeira maioria na Câmara, tentou sem sucesso nomear Jim Jordan, Steve Scalise e Tom Emmer para a presidência.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.