Avaliação

Começam as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Avaliação será realizada pelo Inep/MEC em todos os municípios brasileiros até o dia 17 de novembro.

Ministério da Educação

omeça, nesta segunda-feira, 23 de outubro, a aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. As aplicações presenciais que, anteriormente, se encerrariam em 10 de novembro, se estenderão até o dia 17 do mesmo mês. A mudança fo
omeça, nesta segunda-feira, 23 de outubro, a aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. As aplicações presenciais que, anteriormente, se encerrariam em 10 de novembro, se estenderão até o dia 17 do mesmo mês. A mudança fo (arquivo / Agência Brasil)

BRASIL - Começa, nesta segunda-feira, 23 de outubro, a aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. As aplicações presenciais que, anteriormente, se encerrariam em 10 de novembro, se estenderão até o dia 17 do mesmo mês. A mudança foi oficializada em Portaria publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (20). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, concomitantemente, o agendamento, por meio da Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora.

O Inep repactuou o cronograma do Saeb a fim de atender às demandas logísticas direcionadas a cada unidade da Federação. A estimativa é de que mais de 8,4 milhões de alunos, 384.337 turmas e 190.160 escolas participem. A produção, distribuição e aplicação das provas são realizadas de forma escalonada, considerando a extensão territorial do país, além das características e peculiaridades de cada local. Todas as coordenações locais já foram capacitadas.

Questionários eletrônicos

Além das provas, o Saeb apura uma série de informações relacionadas à qualidade da educação básica. Isso é feito por meio dos questionários eletrônicos, que contemplam o atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. O Inep iniciou, em setembro, o envio dos links para o preenchimento. O prazo para responder também se encerra em 17 de novembro.

Realidade educacional

Por meio dos questionários, secretários (ou dirigentes) municipais fornecem dados sobre o funcionamento das redes, com a abordagem de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores.

Diretores de escolas que ofertam educação infantil, 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental respondem sobre seu perfil e sua experiência como gestores escolares. Nesses casos, os questionários tratam, ainda, das atividades desenvolvidas, dos recursos disponíveis e da infraestrutura da instituição de ensino. O mesmo vale para diretores das escolas com alunos da 3ª e 4ª séries do ensino médio.

Já os professores fornecem informações sobre formação docente; experiência profissional; condições de trabalho; dificuldades de aprendizagem dos alunos; violência no ambiente escolar; recursos didáticos; e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

No caso dos estudantes, os questionários abordam temas como condição socioeconômica; participação da família; interação com professores e colegas em sala de aula; além de atividades pedagógicas desenvolvidas. Os formulários dos alunos são aplicados de forma impressa, juntamente com os testes cognitivos.

Corpo docente 

Todos os professores com turmas no Saeb devem responder aos questionários eletrônicos nesta edição de 2023. Trata-se de uma novidade, tendo em vista que, até 2021, a aplicação eletrônica era realizada somente para secretários municipais de educação, diretores escolares e docentes da educação infantil. Com a mudança, os docentes de todas as turmas avaliadas responderão aos questionários, tanto nas aplicações censitárias, quanto nas amostrais.

Saeb

Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.