Conscientização

Outubro Rosa: Grupo Mirante promove palestras sobre Saúde da Mulher

As palestras trataram sobre os temas "Prevenção de Câncer de Mama" e "Saúde da Mulher".

Imirante.com

Grupo Mirante promove palestras sobre Saúde da Mulher
Grupo Mirante promove palestras sobre Saúde da Mulher (Foto: Imirante.com)

SÃO LUÍS - O Grupo Mirante promoveu na manhã desta terça-feira (17) duas palestras em alusão à campanha Outubro Rosa. Com as temáticas "Prevenção de Câncer de Mama" e "Saúde da Mulher", as palestras proporcionaram um momento de reflexão às funcionárias, além de possibilitar que suas dúvidas fossem tiradas.

Para Débora Algarves, assistente social e administradora da Alfa Clínica Médica, que ministrou a palestra sobre câncer de mama, discutir sobre o tema é essencial para que as mulheres consigam se prevenir e buscar um diagnóstico precoce.

"Esse tema, prevenção do câncer de mama, é de extrema importância porque nós sabemos que é uma doença que acomete muitas mulheres no Brasil e no mundo. Então, nós devemos estar atentas às manifestações do nosso corpo para que nós possamos evitar muitas mortes de muitas mulheres", afirmou Débora. "Nosso papel é falar sobre prevenção e diagnóstico precoce, pois com ele podemos ter uma chance muito maior de cura da doença."

A administradora Rosana Mirele, que já enfrentou um câncer de mama, foi convidada para falar sobre a experiência. Ela destaca a necessidade de conhecer o próprio corpo para poder se prevenir da doença.

"Antes do diagnóstico, é importante levar a sério a necessidade da prevenção, buscar fazer os exames regulares, fazer o autoexame, porque é importante demais conhecermos o nosso corpo para gente perceber se tem algo de errado", disse.

Rosana falou ainda sobre a importância de buscar fontes seguras para conhecer a doença. "A partir de então, sendo diagnosticada, é importante ouvir as orientações do médico. Não pesquisar em Whatsapp, de amiga que teve uma situação parecida, jamais ir no google pesquisar sobre a doença, pois não são fontes confiáveis."

A Saúde da Mulher abarca diversos aspectos para além de questões ginecológicas, como o bem-estar físico e a saúde mental e emocional. Cada mulher possui também necessidades especifícas em relação à atenção com a saúde, porém existem recomendações que são essenciais para todas, como praticar atividades físicas, fazer exames periódicos, cuidar da higiene íntima, ter atenção com a saúde mental e se prevenir de doenças. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.