(Divulgação)

COLUNA

Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

Brasileirologia básica

Inspirada na Lei de Murphy, esta deverá nortear a formação dos jovens sobre como lidar com as coisas deste nosso país.

José Ewerton Neto

 
 

Baseado no que vem acontecendo no Brasil, acaba de seguir para aprovação no Congresso Nacional os enunciados dos princípios da Brasileirologia Básica

Inspirada na Lei de Murphy (aquela do porque tudo dá errado) esta deverá nortear a formação dos jovens estudantes brasileiros com o fim de aprenderem a lidar com as coisas deste nosso país. 

A LEI DE MURPHY (postulado fundamental) 

Se alguma coisa pode dar errado, dará.

BRASILEIROLOGIA (princípios adaptados) 

1.Nada é tão fácil quanto parece

Inclusive achar um presidente da República que não seja um radical de esquerda ou de direita.

2.Tudo leva mais tempo para se realizar do que você imagina.

Inclusive as esperanças de que um dia as coisas comecem a melhorar.

3.Se houver a possibilidade de várias coisas darem errado, a que dará errado primeiro será aquela capaz de causar maior prejuízo.

Em relação aos últimos mandatários da Nação “Por pior que seja um presidente da República, o próximo será pior”. Tal lei se aplica inclusive aos que já tiverem sido presidentes. Quando retornam voltam piores. 

4.Se você deixar as coisas fluírem normalmente, elas tenderão de mal a pior.

É a lei física da Entropia aplicada ao Brasil. Por ela tudo caminha no sentido da desordem e do caos. Sendo assim a desordem dos comandos das instituições junta-se á das forças naturais ( enchentes, secas e queimadas ) para propiciar um caos irremediável, progressivo e eterno. 

5.Quando você resolve fazer alguma coisa percebe que outra coisa deve ser feita primeiro.

Isso acontece durante as eleições quando o eleitor decide mudar os rumos do país. Só depois de votar é que, tardiamente, percebe que deveria primeiro ter criado vergonha para não ter escolhido mais um corrupto. 

6.Toda solução acarreta problemas.

Inclusive quando se troca o técnico da seleção brasileira ou do Flamengo, o time mais querido do Brasil. Só depois é que se constata que a solução não era trocar o técnico, mas trocar os jogadores. 

7.A mãe natureza é uma sacana.

Mas não foi sempre assim. É que Dona Natureza se doou tanto aos brasileiros, que agora pediu divórcio da parceria e cobra juros!

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.