dia 14 de outubro

Eclipse solar anular poderá ser visto em todo o Maranhão

Em São Luís, haverá distribuição de lentes especiais para observar o fenômeno.

Imirante.com

Atualizada em 03/10/2023 às 15h46
Em São Luís, o eclipse poderá ser visto em toda a capital maranhense, porém, haverá um ponto especial, na Praça Maria Aragão.
Em São Luís, o eclipse poderá ser visto em toda a capital maranhense, porém, haverá um ponto especial, na Praça Maria Aragão. (Foto: Divulgação/Unsplash)

SÃO LUÍS - Um eclipse solar anular poderá ser visto, no dia 14 de outubro, de todas as capitais do Brasil, incluindo Brasília, no Distrito Federal. São Luís e toda as cidades do interior do Maranhão poderão observar o fenômeno, de acordo com a localização.

Natal e João Pessoa vão ser as melhores capitais para observar o fenômeno.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Em São Luís, o eclipse poderá ser visto em toda a capital maranhense, porém, haverá um ponto especial, na Praça Maria Aragão, onde um observatório será montado com distribuição de lentes especiais para olhar o sol diretamente, pois sem proteção há risco de danos à visão.

"Em São Luís, será 80% da sombra da lua no Sol. Esperaremos na Praça Maria Aragão, onde disponibilizaremos filtros especiais. O fenômeno deve começar às 15h14 min e terá a máxima obscuridade às 16h14min", afirmou o professor de Física, Antônio Oliveira, coordenador do Ilha da Ciência-Planetário, da Universidade Federal do Maranhão.

O eclipse solar anular

Um eclipse solar anular acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra. A lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total.

No entanto, especialistas explicam que, diferentemente desse outro tipo de fenômeno, o eclipse solar anular não cobre totalmente o sol, isso porque a lua vai estar localizada no ponto mais distante em relação ao planeta. Com isso, a Lua vai cobrir boa parte do disco solar, deixando visível apenas um anel de luz visível, a ‘borda do sol’, por assim dizer.

No caso do próximo eclipse solar anular, o horário em que ele vai poder ser visto em cada uma das cidades difere por conta da movimentação dos astros e também da própria geografia de cada localidade.

No estado do Amazonas, o evento se inicia mais cedo. Neste caso do estado do Norte, a partir das 13h09 (horário local), e a totalidade do ‘anel de fogo’ será vista às 14h55.

Como observar o eclipse de forma segura

Existem várias formas que podem garantir segurança ao público na hora de observar o eclipse. No entanto, mesmo com todas as formas de segurança que possam ser adotadas, é necessário ter em mente que olhar para o sol por muito tempo, mesmo durante o fenômeno, pode causar danos irreparáveis na visão.

Um dos equipamentos mais recomendados para quem quer observar um eclipse são os óculos de proteção especial, pois eles criam uma barreira física entre os raios que vêm do sol e o próprio olho.

Além disso, existe também a opção de filtros específicos em telescópios para a visualização do fenômeno. Vale lembrar que o tipo de filtro tem que ser adaptado para a observação astronômica e também de procedência segura, já que muitos desses equipamentos são comercializados por meio de terceiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.