SÃO LUÍS - O deputado federal maranhense Júnior Lourenço (PL) é o parlamentar que acumula o maior número de faltas não justificadas na Câmara Federal. O levantamento foi feito pelo Metrópoles e publicado neste fim de semana.
No quadro dos mais faltosos, Júnior Lourenço soma 23 faltas não justificadas, o que representa 28,75% das sessões já realizadas pela Câmara desde o mês de fevereiro deste ano.
Ao todo, no ranking dos faltosos, a Câmara contabiliza 958 faltas sem justificativas nas sessões deliberativas, cometidas por alguns dos 513 deputados que exercem mandato na Casa.
Júnior Lourenço já foi prefeito do município de Miranda do Norte entre os anos de 2009 a 2016.
Leia também: Josimar de Maranhãozinho adere a movimento contra aborto
Mais maranhenses
Na lista dos 20 mais faltosos sem justificativa nas sessões da Câmara, aparecem outros dois maranhenses: trata-se do casal Josimar de Maranhãozinho (PL) e Detinha (PL).
Josimar é o sexto parlamentar no quesito, com 13 faltas não justificadas, o que representa 16,25% do total das sessões deliberativas.
Já a sua esposa, deputada Detinha, está na vigésima posição, com 10 faltas, ou 12,5% das sessões em Plenário.
Nenhum dos três deputados apontados no ranking se manifestou oficialmente sobre o levantamento.
Apesar disso, um argumento que tem sido utilizado pela maioria dos deputados de outros estados que aparecem na lista, é de que a presença em plenário é apenas um dos aspectos da atividade que eles desenvolvem.
É importante ressaltar, contudo, que um dos fatores mais importantes do Legislativo é justamente debater e votar as matérias que são fundamentais para o futuro do país. E, em caso de ausência não justificada, o deputado federal abre mão de participar dessa etapa.
Saiba Mais
- Câmara Federal também vai eleger nova Mesa Diretora em fevereiro
- Câmara discute direitos para beneficiária do Bolsa-Atleta que adotar criança
- Comissão aprova padronização de procedimentos de investigação de feminicídio
- Câmara disponibiliza documento que reúne dados fiscais do FMI sobre o Brasil e outros países
- Sancionada lei que remunera produtor de cana por créditos de descarbonização
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.