POLÍTICA

Congresso de extrema-esquerda do PSOL acaba em pancadaria

Militância do partido partiu para a violência entre si durante encerramento de evento nacional.

Ipolítica

Miltância foi às vias de fato durante fim do congresso do partido.
Miltância foi às vias de fato durante fim do congresso do partido. (Ipolítica)

BRASÍLIA - O Congresso Nacional do PSOL, realizado no último domingo, culminou na eleição de Paula Coradi como presidente da legenda. Contudo, o que chamou mais atenção durante o evento foi a disputa acirrada e física entre diferentes facções do partido.

Um dos episódios mais marcantes ocorreu entre militantes de grupos distintos, chegando ao ponto de outros membros do partido intervirem para acalmar os ânimos. A discordância surgiu após comentários relacionados a Leon Trotsky, revolucionário russo que tem grande estima dentro de algumas correntes do PSOL. O debate fervoroso não se restringiu apenas a palavras; chegou-se às vias de fato, tornando-se um dos principais pontos de discussão do evento.

Além das divergências físicas, a atmosfera no Congresso estava carregada com os hinos de guerra dos grupos Primavera Socialista e Movimento Esquerda Socialista. Esses cânticos ressoaram a tal ponto que observadores internacionais, presentes no evento, comentaram o ocorrido.

Mesmo diante desses desentendimentos, Paula Coradi, representando a chapa "Todas as Lutas", conseguiu 300 votos, superando os 147 votos da chapa opositora "Bloco Democrático de Esquerda". Sua eleição simboliza o êxito das correntes Primavera Socialista e Revolução Solidária, conhecidas por serem menos extremistas e que buscam um relacionamento mais estreito com o PT.

Juliano Medeiros, ex-presidente da legenda e membro do grupo Primavera Socialista, foi homenageado em vídeo antes da divulgação dos resultados. Sua trajetória na Executiva Nacional do PSOL por seis anos foi reconhecida.

Paula Coradi, ao assumir o cargo, enfatizou os desafios que o PSOL enfrentará. Destacou a importância da legenda para vários movimentos sociais e ambientais, buscando a preservação com a presença humana, não apenas a da natureza em si.

Apesar do entusiasmo manifestado por militantes durante o evento, houve críticas quanto à falta de transmissão ao vivo da votação da Executiva Nacional. Embora um link tivesse sido disponibilizado para transmissão no canal oficial do partido no YouTube, apenas o resultado foi ao ar, gerando descontentamento entre os apoiadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.