Saúde

Setembro Amarelo: saiba como diferenciar tristeza de depressão

Quadro de tristeza pode se transformar em um transtorno depressivo caso esse cenário seja acentuado e prolongado.

Publipost / Hapvida

Irritabilidade e queda da libido são alguns dos sintomas da depressão. (Foto: Divulgação)
Irritabilidade e queda da libido são alguns dos sintomas da depressão. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que o Brasil é o país com a maior incidência de depressão em toda a América Latina: são cerca de 19 milhões de pessoas com o problema. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, o transtorno mental é tido como a principal causa de incapacidade em todo o mundo. É normal sentir tristeza diante de uma situação inesperada, frustrante ou, ainda, de alguma perda importante na vida. Porém, quando este estado se prolonga, é necessário se manter atento e munido de informações corretas para perceber com clareza: é um quadro depressivo?

O psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica, Carol Costa, explica que o quadro de tristeza pode se transformar em um transtorno depressivo caso esse cenário seja acentuado e prolongado. “Quando você começa a enxergar os sinais e sintomas de uma tristeza mais profunda, uma melancolia, que o deixa, inclusive, inoperante, é um alerta. Se aquilo que você tinha prazer em fazer e hoje não tem mais, se as coisas já não fazem mais sentido, aquilo que era bom e hoje em dia pouco importa, você está ficando mais recluso, estar com os seus amigos e familiares já não é tão interessante, então sim, você está adoecendo”, afirma o profissional.

O psicólogo Carol Costa Junior. (Foto: Divulgação)
O psicólogo Carol Costa Junior. (Foto: Divulgação)

O psicólogo aponta, ainda, outros sintomas da depressão, como a irritabilidade, sudorese, queda da libido, falta de vontade de viver, pensamentos pessimistas e sobre a finitude. “Quando todos os sinais já citados começam a atrapalhar a sua vida, quando você não consegue mais fazer suas atividades laborais, quando não mantém mais a rotina, quando os sintomas começam a atrapalhar realmente o dia a dia e a funcionalidade na sociedade, aí já se configurou uma patologia, que requer apoio profissional”, explica.

Ao perceber os sintomas, a indicação é que a pessoa busque ajuda profissional, de forma multidisciplinar, com o psiquiatra, com nutricionista, que vai auxiliar na alimentação correta para este momento da vida, e com um psicólogo, que tem as ferramentas e o conhecimento necessário para ajudar nesse momento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.