Novo cartão postal

Tecnologia, cultura e gastronomia: SESI Casarão da Indústria é inaugurado com solenidade em São Luís

Centro Cultural e Tecnológico fica localizado no coração da cidade.

Publipost/SESI Maranhão

- Atualizada em 23/09/2023 às 08h53

SÃO LUÍS - Em solenidade marcada por muita música, o SESI Maranhão inaugurou, nesta sexta-feira (22), o SESI Casarão da Indústria, Centro Cultural e Tecnológico localizado na Praça João Lisboa, em São Luís. O novo cartão postal da capital reúne tecnologia, educação, gastronomia e cultura, em equilíbrio com a preservação do patrimônio histórico. 

A cerimônia de inauguração contou com a apresentação da banda do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), além da presença de autoridades como o governador do Estado, Carlos Brandão, e Maurício Itapary, subprefeito do Centro de São Luís, que estava representando o prefeito da cidade, Eduardo Braide.

Após o desenlace da fita de inauguração, o público pôde visitar os espaços oferecidos pelo Centro Cultural e Tecnológico e aproveitar, ainda, os ritmos do Cacuriá de Dona Teté. Diogo Lima, superintendente regional do SESI Maranhão, destacou que os oito ambientes do SESI Casarão da Indústria oferecem diversas atividades e experiências aos visitantes.

SESI Casarão da Indústria - Foto: Imirante.com
SESI Casarão da Indústria - Foto: Imirante.com

“O SESI Casarão da Indústria é um grande cartão postal do SESI do Maranhão. Aqui nós temos tecnologia, cultura, gastronomia e uma série de espaços focados nos mais diversos públicos, na diversidade e inovação”, disse Diogo.

O presidente da Fiema e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, ressaltou o importante papel do SESI na promoção de educação, saúde, esporte e lazer para a população. 

“As pessoas só conhecem o SESI com uma escola, mas não é só isso. Nós cuidamos de educação, saúde, esporte e lazer. Tudo isso nós vamos mostrar aqui de uma maneira moderna, associando a tecnologia com a cultura da nossa cidade e estado, que é muito rica. Muita gente vai se encantar com esse espaço”, afirmou Baldez.

Espaços SESI Casarão da Indústria

Entrada interna do SESI Casarão da Indústria - Foto: Imirante.com
Entrada interna do SESI Casarão da Indústria - Foto: Imirante.com

O SESI Casarão da Indústria possui oito espaços: Trilha da Memória da Indústria, Espaço Versátil, Tempero SESI, SESI Cultura, Espaço Acolher, SESI Robótica, Espaço Criar e Casarão dos Sabores. 

O Espaço Trilha da Memória da Indústria possibilitará que a população conheça as contribuições da indústria maranhense para o desenvolvimento social, econômico e humano do estado. O uso de tecnologias como realidade virtual e outros recursos interativos conduzirão o visitante pelo museu da indústria. 

Já o Espaço Versátil é um espaço de exposição que estará aberto aos artistas, criadores e produtores de diferentes linguagens. 

O Espaço Tempero SESI, por sua vez, é um espaço de formação gastronômica onde serão ofertados cursos que valorizam a cozinha maranhense. As aulas serão realizadas com o objetivo de geração de renda aos participantes. Espaço de gastronomia e educação para jovens, crianças e adultos, visando proporcionar aprendizado de técnicas culinárias, conhecimentos nutricionais e empreendedorismo. 

Espaço Tempero SESI, no SESI Casarão da Indústria - Foto: Imirante.com
Espaço Tempero SESI, no SESI Casarão da Indústria - Foto: Imirante.com

O Espaço SESI Cultura é um teatro intimista destinado a espetáculos científicos, apresentações, amostras, festivais e eventos culturais em geral. 

O Espaço Acolher é um laboratório onde profissionais da educação poderão se apropriar de estratégias para uma educação inclusiva, a partir de tecnologias e metodologias. 

O Espaço SESI Criar é um ambiente maker destinado a crianças, jovens, adultos e idosos, que serão desafiados a criar soluções, programar, desenvolver ideias de forma dinâmica e colaborativa. O Espaço Robótica é um espaço de usinagem e oficinas de Robótica a partir de maletas Lego, onde serão desenvolvidos vários projetos tecnológicos que o SESI-MA já desenvolve em suas escolas e agora estarão à disposição de escolas públicas e privadas para compartilhamento de ideias e de tecnologias, inclusive para treino de equipes em competição de robótica. 

Espaço do SESI Casarão da Indústria - Foto: Imirante.com
Espaço do SESI Casarão da Indústria - Foto: Imirante.com

No Espaço Casarão dos Sabores, o visitante poderá saborear cafés em um lounge que remete uma volta no tempo, focado na culinária regional em que vários chefs de cozinha da terra irão se revezar na composição de cardápios e pratos que valorizam a gastronomia local. Trata-se de um lugar de história e aroma, que abre suas portas para um café e acompanhamentos surpreendentes das receitas maranhenses e brasileiras com uma nova apresentação, assinados por chefs de cozinha local. 

Funcionamento do SESI Casarão da Indústria

O SESI Casarão da Indústria funcionará no próximo mês de outubro com visitas para públicos específicos do setor público e privado, além de multiplicadores focados e correlacionados aos espaços disponíveis no novo equipamento do SESI para consulta e montagem coletiva da agenda dos próximos seis meses do espaço. 

A iniciativa faz parte do programa Nosso Centro, do Governo do Maranhão, que contempla uma série de ações para a revitalização da região central da capital maranhense. Vale lembrar que no prédio também já funcionou a Câmara Municipal de São Luís e a Junta Comercial do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.