(Divulgação)

COLUNA

Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

Sertanejofobia

Um amigo meu me relatou, em prantos, como foi o seu sofrimento e a posterior identificação pelo especialista.

José Ewerton Neto

 
 

O ser humano sofre de mais de 1.000 fobias. Isso mostra que, basicamente, o corpo humano que anos atrás era constituído de cabeça, tronco e membros, de uns 50 anos para cá passou a ser constituído de tronco, membros e medo. O medo no lugar do cérebro. Como se sabe fobia é medo. 

O trágico é que muitas das piores fobias ainda não foram catalogadas pela medicina. A última de que tive notícia é a SERTANEJOFOBIA, que é fobia a música sertaneja, entendendo-se como tal as músicas cantadas e criadas por duplas sertanejas, de todo tipo e de toda espécie. 

Sei disso porque um amigo meu me relatou, em prantos, como foi o seu sofrimento e a posterior identificação pelo especialista, que descrevo a seguir para que os leitores se previnam. No início, como sempre acontece, julgou que se tratava de uma depressão comum. Eis em resumo como foi sua ida ao médico. 

Depois de ouvir o relato de seus sintomas o médico decretou.

- Você está é com alergia, rapaz!

- Como?

- Alergia a música sertaneja. Você tem SERTANEJOFOBIA. É de difícil solução no Brasil. 

- Tem certeza, doutor? Como identificou?

- Eu também sinto isso. Infelizmente.

- E tem solução? Que podemos fazer?

- Bem, seria muito complicado exterminar essas duplas todas, empunhando armas, ninguém é louco a ponto de fazer isso. Portanto...

- Pode concluir.

- No Brasil só se suicidando, ou aguentando a paranoia, como eu. A outra solução é deixar este país e ir embora para longe dessa cantoria infernal. 

Meu amigo, há um mês, optou pela segunda alternativa. Sendo descendente de europeus veio a se alistar no exército da Ucrânia. Preferiu a Guerra, portanto.

Eu, de minha parte, comecei a ficar apreensivo. Tenho receio de que a doença seja contagiosa, já que passei a sentir alguns sintomas.

Já pensou?

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.