Solve For Tomorrow

Quatro escolas públicas do MA são semifinalistas de premiação global sobre tecnologia e combustíveis alternativos

As iniciativas visam ajudar as comunidades, das quais as escolas fazem parte, com o desenvolvimento de alternativas ambientais e utilização de novidades tecnológicas, que podem transformar o seu entorno.

Imirante

Atualizada em 14/09/2023 às 15h51
O Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Unidade Bacanga, em São Luís, é um dos semifinalistas.
O Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Unidade Bacanga, em São Luís, é um dos semifinalistas. (Foto: Karlos Geromy)

SÃO LUÍS - Quatro escolas públicas estaduais do Maranhão estão entre as 20 semifinalistas da 10ª edição brasileira do Solve For Tomorrow (Respostas para o Amanhã), por desenvolverem projetos sobre tecnologia e combustíveis alternativos com materiais sustentáveis.

As iniciativas visam ajudar as comunidades, das quais as escolas fazem parte, com o desenvolvimento de alternativas ambientais e utilização de novidades tecnológicas, que podem transformar o seu entorno.

Os projetos semifinalistas foram realizados por estudantes do Ensino Médio, ao qual utilizaram recursos da própria escola.

Conheça os projetos semifinalistas do MA

Centro de Ensino Casemiro Abreu - Tutóia (MA) - A escola com projeto de alunos da 1ª série do Ensino Médio, profissional técnico, desenvolveram uma solução alternativa na produção de combustível sólido, com alto rendimento, utilizando apenas cascas de coco e serragem.

Centro de Ensino Integrado do Rio Anil - São Luís (MA) - A escola com projeto de alunos da 2ª série do Ensino Médio, profissional técnico, desenvolveram um sistema de monitoramento e controle para otimização da compostagem, por meio de cálculos robóticos.

IEMA - Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão | Unidade Bacanga - São Luís (MA) - A escola com projeto de alunos da 3ª série do Ensino Médio, profissional técnico, desenvolveram a utilização de métodos e processos sustentáveis, para alunos, professores e servidores utilizarem no espaço e cotiado escola. Baseado em diretrizes da ONU sobre nutrir o futuro por meio de ferramentas tecnológicas.

Centro de Ensino Sabino Barros | Unidade Jacaré - Penalva (MA) - A escola com projeto de alunos da 1ª série do Ensino Médio, desenvolveram uma solução alternativa para produção de biogás e biofertilizante, ao qual utilizar a vegetação da região, chamada Eichhornia crassipes – também conhecida como aguapé – que é associada a outras biomassas locais, e pode reduzir a poluição causada pelo gás de cozinha comum e pela queima da madeira e outros componentes.

Próxima etapa

Dos 20 projetos selecionados na Primeira Etapa, o Comitê de Especialistas selecionará os 10 projetos finalistas. Cada um dos projetos finalistas deverá produzir um vídeo, que será divulgado no site na Terceira Etapa.

O período de análise e escolha dos 10 projetos finalistas ocorrerá entre os dias 22/09 e 8/10/2023, e o resultado será divulgado em 9 /10/2023 no site da premiação.

Sobre o Solve For Tomorrow 

O Solve For Tomorrow é uma premiação global que estimula projetos inovadores e contribuem com o avanço do sistema educacional e o fortalecimento da cooperação entre pares, além do protagonismo juvenil. 

O prêmio Solve For Tomorrow é um programa da Samsung, para alunos e professores do ensino médio de escolas públicas em todo o país, os incentivando a criarem soluções que transformem vidas, através da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.