Reforma ministerial

Fufuca é chamado no Alvorada e deve assumir Ministério do Esporte

Deputado maranhense é o indicado do PP para compor o primeiro escalão do governo Lula. Petista deve anunciar mudanças nesta quarta-feira.

Ian Sousa e Carla Lima/Ipolítica

- Atualizada em 06/09/2023 às 17h37
A reunião deverá definir o espaço que o maranhense no governo Lula.
A reunião deverá definir o espaço que o maranhense no governo Lula. (Juliana Chaves/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS- O deputado federal André Fufuca (PP) foi chamado para reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às 17h, no Palácio da Alvorada. A reunião acontece neste momento e define o espaço que o maranhense terá no primeiro escalão do governo do petista. Ele fica com o Ministério do Esporte no lugar na ex-jogadora Ana Moser.

Há cerca de um mês que os partidos do chamado Centrão (PP e Republicanos) negociam ministérios para entrar na base aliada do governo. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, chegou a confirmar o nome do deputado em duas oportunidades. Em agosto, Padilha afirmou que a “decisão já estava tomada”.

Fufuca deve assumir o Ministério do Esporte turbinado, que vai incluir também a área de apostas esportivas. A pasta era comandado por Ana Moser, que não tem vínculo partidário e sofria pressão pela sua demissão, ela era cota pessoal de Lula.

No caso do PP, a legenda já havia definido o nome do deputado André Fufuca e pediu o Ministério do Desenvolvimento Social. Mas por ser a pasta que abriga o programa Bolsa Família - principal programa do governo do PT- o presidente Lula resistiu. 

Na semana passada, Lula disse em transmissão ao vivo pelas redes sociais que criaria o 38º ministério, da Pequena e Média Empresa, o PP recusou a pasta. Márcio França deve ser deslocado para esse novo ministério e o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), assume o Ministério dos Portos e Aeroportos.

A previsão é de que nesta quarta-feira o presidente Lula anuncie as mudanças, e assim Fufuca seja convidado oficialmente para fazer parte da equipe ministerial do petista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.