SÃO LUÍS - Aliando criatividade e contato com a natureza, o Mobiliza SLZ promoveu, na manhã deste domingo (3), o “Colorindo a Trilha da Praia da Guia”. A ação levou muita arte e solidariedade ao Bonfim, na capital.
Depois de um café da manhã reforçado, com direito a frutas, tapioca e hidratação, o projeto “Pinta e Borda” realizou uma oficina de placas decorativas, onde os participantes se expressaram por meio de frases e desenhos cheios de cores.
“A oficina foi muito divertida, e o ambiente é muito acolhedor. Gosto muito desses momentos em que podemos explorar a nossa criatividade e ter essas trocas”, disse Talídia Ferreira, que participou da oficina junto com a filha, Mawane Ferreira.
Depois, as placas foram distribuídas pela Trilha da Praia da Guia, enfeitando o percurso. O passeio, organizado pelo Cazumbá Turismo, percorreu o Morro do Cocó da Ema, o Igarapé da Guia, o Morro da Guia e as Ruínas da Igreja.
A idealizadora do “Pinta e Borda”, Géssica Tavares, destacou que todo o dinheiro arrecadado com o evento promovido pelo Mobiliza SLZ será utilizado na campanha do Dia das Crianças Solidário 2023, que atenderá as comunidades do Itapera e Igaraú, além do Hospital da Criança.
“O dinheiro será destinado à campanha do Dia das Crianças Solidário 2023, do projeto ‘Pinta e Borda’. A ação conta com a distribuição de brinquedos e kits de desenho no Hospital da Criança. Nós vamos atender duas comunidades, o Itapera e o Igaraú”, explicou Géssica.
Dê o play no link abaixo e veja como foi a oficina solidária:
Mobiliza SLZ
A abertura do Mobiliza SLZ foi realizada nesse sábado (2), durante o encerramento do Festival Maranhense da Cachaça, promovido entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, no Multicenter Sebrae.
A programação do Mobiliza SLZ segue até o dia 10 de setembro, com iniciativas realizadas de forma individual, como workshops, oficinas, trilhas esportivas e shows musicais; e diversas atividades colaborativas, como as feiras criativas que reunirão expositores das mais diversas áreas (artesanato, moda, artes plásticas, saúde, bem-estar, etc), espalhadas por vários bairros de São Luís (Lagoa da Jansen, Cidade Operária, Centro, Coroadinho, etc).
O evento-âncora do Mobiliza este ano é o “Maranhão na Tela – 15 anos”, festival de cinema independente que será realizado de 4 a 9 de setembro, com mostra de filmes, oficinas, bate-papo e premiações no Kinoplex Golden (Golden Shopping Calhau) e no Teatro da Cidade (Centro).
A fim de possibilitar maior interação entre todos os realizadores de eventos, pela segunda vez, o público poderá acompanhar tudo e até montar a própria agenda, com base nas preferências pessoais, no aplicativo do Mobiliza, disponível gratuitamente tanto para Android quanto para iOS: “Mobiliza 2023”. Ao curtir uma atividade da programação diária, o app monta a agenda personalizada automaticamente e envia notificações do agendamento.
A ferramenta mostra a programação diária, com as descrições, datas, horários, locais e nomes dos responsáveis, com quem os usuários podem interagir e se conectar. Semelhante a uma rede social, o app permite publicações, comentários, compartilhamentos e troca de mensagens. Além disso, via aplicativo, durante os 9 dias de Mobiliza, o Observatório do Turismo de São Luís fará uma pesquisa de comportamento, a fim de identificar os impactos do movimento na cidade.
“O nosso propósito é integrar e conectar empreendedores criativos da Ilha do Amor, por isso, investimos muito na visibilidade dessas iniciativas. Essas atividades colaborativas são excelentes oportunidades de conexão e de geração de novos negócios. No mesmo local, tem dança e artesanato; produtos quilombolas e cultura; turismo e esporte”, detalha Danielle Abreu, coordenadora-geral do Mobiliza SLZ.
No link, abaixo, você pode conferir a programação deste domingo do Mobiliza SLZ.
Crescendo a cada ano
Com duas edições já realizadas, em 2021 e 2022, o Mobiliza SLZ cresce a cada ano. Na primeira edição, em 2021, o Mobiliza apoiou mais de 70 eventos, ações e atividades presenciais e digitais em 14 bairros e quatro praias da capital, realizados com o apoio do Sebrae e de 112 entidades, associações, universidades, instituições empresariais, sindicatos patronais, ONG’s. empreendedores criativos, empresas e artistas.
No ano passado, o movimento cresceu e chegou aos 100 eventos, durante nove dias, proporcionando mais de 600 horas de atividades, envolvendo mais de 400 pessoas na realização e sendo prestigiado por mais de 16 mil pessoas. Dessa vez, as ações chegaram a 20 bairros, com apoio de 87 entidades, instituições e parceiros.
A ideia é que um outro legado surja a partir desta edição, com a constituição de um comitê de governança do Mobiliza SLZ, consagrando a iniciativa como movimento pensado e feito pela cidade e para a cidade, pelo ecossistema criativo.
O segundo ponto que gera expectativa é pela primeira premiação internacional do Mobiliza. O movimento está entre os selecionados para a etapa mundial da WTM, após ter conquistado o título de Gold Winner no 3º do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, realizado em abril. O Mobiliza concorre agora ao título global, cujo resultado será anunciado durante a WTM, que acontece de 06 a 08 novembro, em Londres, Inglaterra.
Saiba Mais
- Mobiliza SLZ conecta mais de mil empreendedores e faz história na quarta edição como maior incentivador da economia criativa na região
- Mobiliza SLZ ressalta força do reggae na Jamaica Brasileira
- No Maranhão, 80% dos empreendedores se autodeclaram negros; Estado fica em 3º lugar no ranking nacional
- Abertas as inscrições para a 4ª edição do Mobiliza São Luís!
- Mobiliza SLZ se consagra como o maior movimento de incentivo à economia criativa do Nordeste
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.