Veja as intervenções

Obras para a remoção da rotatória da Cohab são iniciadas em São Luís

O trabalho na rotatória vai ser realizado durante o dia e a noite, e possui um planejamento para minimizar os impactos para quem trafega pela região.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

- Atualizada em 02/09/2023 às 09h59
 De acordo com a Prefeitura de São Luís, o trabalho na rotatória vai ser realizado durante o dia e a noite. (Foto: Divulgação / Prefeitura de São Luís)
 De acordo com a Prefeitura de São Luís, o trabalho na rotatória vai ser realizado durante o dia e a noite. (Foto: Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - Começou, nessa sexta-feira (1º), uma obra para realizar a remoção da rotatória da Cohab, na avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís. De acordo com a Prefeitura de São Luís, o trabalho na rotatória vai ser realizado durante o dia e a noite, e possui um planejamento para minimizar os impactos na rotina de quem trafega pela região.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai demarcar todo o local e intensificar a presença dos agentes de trânsito enquanto durarem os trabalhos para a remoção da rotatória.

“Desenvolvemos um plano sólido para resolver o antigo problema desta área e, ao final, veremos as mudanças significativas no fluxo aqui da região. Esta é uma etapa importante do programa Trânsito Livre, e estamos comprometidos em tornar nossa cidade cada vez melhor para todos os cidadãos", enfatizou o titular da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella.

De acordo com a Semosp, implementação do novo sistema viário vai proporcionar uma fluidez melhor para o tráfego. (Foto: divulgação / Prefeitura de São Luís)
De acordo com a Semosp, implementação do novo sistema viário vai proporcionar uma fluidez melhor para o tráfego. (Foto: divulgação / Prefeitura de São Luís)

Com investimento na ordem de R$ 2,7 milhões, esta será a quarta rotatória suprimida pelo programa Trânsito Livre em São Luís. As intervenções anteriores incluíram a eliminação da terceira rotatória da Avenida dos Holandeses, próxima ao Shopping do Automóvel; a retirada da rotatória do Golden Shopping e a implantação de um cruzamento entre a Avenida dos Holandeses e Avenida Avicenia, além da extinção da rotatória do Caolho e melhoria no trecho do Barramar.

De acordo com a Semosp, a implementação do novo sistema viário vai proporcionar uma fluidez melhor para o tráfego, minimizando os atrasos e contribuindo para um deslocamento mais eficaz para os cidadãos de São Luís. Pelo novo traçado, quase ninguém necessitará fazer contornos como os atuais para chegar ao seu destino.

O tráfego de veículos no local se dará da seguinte forma:

  • Quem trafega no sentido Anil – Turu ou Turu – Anil, passará direto no trecho onde hoje está a rotatória.
  • Quem segue da Cohab no sentido Anil, passará pelo túnel até o Angelim, onde fará o contorno na Jerônimo de Albuquerque e, na volta, entra na Casemiro Júnior.
  • Quem trafega no sentido Angelim – Turu, passará pelo túnel até a Cohab, onde retornará e entrará na São Luís Rei de França.
  • Já quem trafega no sentido Turu – Cohab, entrará na Jerônimo de Albuquerque, contorna no Angelim e na volta passa pelo túnel
  • Quem trafega no sentido Anil – Angelim, entra na Jerônimo de Albuquerque, contorna na Cohab e segue pelo túnel.

A Semosp informou, ainda, que os trabalhos na área incluem, ampliação das faixas de tráfego no trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, desde a rotatória até a saída do Terminal de Integração da Cohab, com a criação de três faixas, em cada sentido da via, além da criação de uma alça livre, próximo ao mercado da Cohab.

Será feita, também, uma modificação na avenida São Luís Rei de França, com a criação de uma alça esquerda de retorno livre, próximo às faculdades Pitágoras e Uniceuma, para condutores que trafegam no sentido Olho d’Água-Anil retornarem a região do bairro Turu, e a implantação de sinalização horizontal e vertical na via, além de serviços de asfaltamento, drenagem, sinalização horizontal e vertical, e nova iluminação em LED.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.