MARANHÃO - Uma tentativa de golpe cibernético envolvendo o Supermercado Mateus vêm sendo aplicada, por meio do WhatsApp, divulgando uma suposta campanha que promete distribuir bônus de R$ 1.000 para usuários que realizassem cadastro por meio de um link e, ainda, compartilhassem a informação em outros grupos e conversas virtuais.
A “Campanha de Independência”, como vinha sendo intitulada é, na verdade uma tentativa de aplicação de golpe a partir do link enviado junto com a mensagem que promete o bônus aos usuários.
Além disso, outra ação digital que também envolve o Supermercado Mateus, utiliza uma mensagem afirmando que a rede está completando 35 anos, fato que não é verídico.
Nas redes oficiais do grupo, o supermercado comunica que, na verdade, está completando 37 anos de atuação.
"O referido link e a suposta Campanha de Independência é mais uma tentativa de golpe cibernético, é um golpe de fishing. Os moldes dos golpes são os mesmos, são enviados links com propostas tentadoras e o consumidor desavisando, acreditando se tratar de uma mensagem oficial, acaba clicando e muitas vezes fornecendo dados pessoais que são roubados e usados para os golpes", explica o Delegado de Polícia Civil do Piauí, Odilon Sena.
Segundo o delegado Odilon Sena, a recomendação necessária para esses casos é que, ao se deparar com um link que contém uma promoção ou anúncio muito distante da realidade, o consumidor busque imediatamente nos canais oficiais da empresa mencionada mais informações sobre a veracidade da informação.
De acordo com a assessoria do Mateus Supermercados, o grupo está intensificando as divulgações de alerta aos consumidores, por meio dos canais oficiais do grupo, para evitar que mais pessoas sejam vítimas de golpes dessa natureza.
Saiba Mais
- Trio do Rio Grande do Sul é preso suspeito de aplicar ‘Golpe do Nudes’ em vítimas do Maranhão
- Site dá dicas para evitar os golpes mais aplicados nos meios digitais
- Homem é preso em São Luís suspeito de manter relacionamento amoroso para aplicar golpe financeiro pelo país
- Funcionário da Caixa é preso por fraudar benefícios do Bolsa Família
- Polícia desmonta esquema de venda de vagas para o curso de medicina da Uema de Caxias
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.