Educação

Estudantes da Escola SESI conquistam premiações na 3ª Olimpíada Maranhense de Foguetes

O grupo de estudantes também garantiu vaga para a Jornada de Foguetes, competição nacional que será realizada no estado do Rio de Janeiro.

Publipost/ Fiema

Atualizada em 28/08/2023 às 17h40
Equipes conquistam vaga para o nacional.
Equipes conquistam vaga para o nacional.

SÃO LUÍS - A Escola SESI São Luís fez bonito e garantiu destaque na 3ª Olímpiada Maranhense de Foguetes (3ª OMAFOG), organizada pela UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), SESI (Serviço Social da Indústria) e Governo do Estado. O evento contou com a participação da AEB (Agência Espacial Brasileira) e do Professor Dr. João Batista Canalle (Coordenador da Mostra Brasileira de Foguetes), além de reunir mais de 170 equipes de escolas públicas e privadas de todo o Estado.   

O SESI participou com seis equipes estudantis na categoria nível IV, com destaque para os times Inventores e a KJH Rocket, ambos do Ensino Médio. Já no Fundamental, a equipe Strike, além do troféu de Melhor Engenharia de Foguetes, ficou no Top 5 da competição. Os professores do SESI responsáveis pelo suporte técnico das equipes foram Jucileide Silva, Luís Fernando Lopes Silva, Oswaldo Pinheiro e João Menezes.   

As equipes do Ensino Médio e Fundamental fizeram bonito.
As equipes do Ensino Médio e Fundamental fizeram bonito.

O João Lucas Rocha faz parte da equipe Strike e contou um pouco sobre a vivência em participar pela primeira vez da Olimpíada e já sair classificado para um campeonato nacional. “Estou muito feliz e grato por ter participado da OMAFOG. Mesmo com o desafio de desenvolver o projeto em uma semana, foi uma experiência incrível, me diverti muito e aprendi o valor do meu esforço e do orgulho em representar a minha escola, além dos conhecimentos físicos, matemáticos e de engenharia que eu vou levar para a minha vida toda”, afirmou   

Já o João Pedro Assis, de 17 anos, da equipe Inventores, destacou a importância do foguete na sua vida escolar. “O foguetemodelismo foi a porta de entrada para outros projetos escolares. Ele vai além daquela experiência diária, da utilização tanto da base de lançamento quanto do foguete, e o estudo por volta do desenvolvimento desse projeto. Ele me transformou como estudante e como ser humano. Tanto a competição da OMAFOG quanto a competição de minifoguete das quais eu participei me proporcionaram estar em locais que eu jamais imaginei estar, e isso é muito gratificante”, declarou.   

A III Olimpíada Maranhense de Foguetes (OMAFOG) é um evento anual que tem como objetivo promover a educação científica e o interesse pela ciência e tecnologia entre os jovens do Estado do Maranhão. Ela é inspirada nas competições nacionais (OBA¹ e MOBFOG²) de lançamento de foguetes, buscando despertar nos participantes o espírito de investigação, experimentação e trabalho em equipe.   

Mais de 170 equipes participaram da competição maranhense.
Mais de 170 equipes participaram da competição maranhense.

É o que ressalta o assessor técnico de Pesquisa e Inovação do IEMA, Jorge Emanuel de Oliveira Irineu.” Esse evento é de grande relevância para a educação científica no Maranhão, incentivando descobertas, criatividade e o pensamento crítico dos jovens. Ao participar da OMAFOG, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a emoção da ciência em ação, além de expandir seus horizontes e abrir portas para futuras carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, física e matemática”, declarou.   

Durante o evento, os participantes são desafiados a lançar seus foguetes a atingirem os maiores alcances, utilizando diferentes técnicas e materiais. Os foguetes são projetados levando em consideração aspectos como aerodinâmica, propulsão e estabilidade, exigindo dos estudantes um planejamento cuidadoso e um processo de construção seguindo as normas estabelecidas de cada material.   

Na competição, vencem as equipes que conseguirem alcançar as maiores altitudes no lançamento dos foguetes. As peças são feitas de garrafas-pet, e o lançamento acontece a partir de uma reação química (para o Ensino Médio) ou de pressão (para o Ensino Fundamental).  

Um dos técnicos das equipes da Escola SESI São Luís, Luís Fernando Lopes, falou sobre o estímulo que a instituição oferta aos alunos. “O SESI está sempre encorajando para que os alunos entrem nas competições, isso agrega confiança e conhecimentos que serão valiosos para sua vida escolar, acadêmica e profissional”, enfatizou.   

  COMPETIÇÃO NACIONAL

Além dos prêmios, como troféus e medalhas, o evento disponibilizou três vagas para a Jornada de Foguetes, evento nacional e que será realizado na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Em setembro será a etapa dos alunos do Ensino Médio e em novembro os alunos do Ensino Fundamental enfrentarão o desafio. A equipe de Ensino Médio Pugnator, da Escola SESI São Luís, também garantiu sua vaga durante a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.   

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.