Paralisação

Professores da Uema e Uemasul anunciam greve a partir de quinta-feira (24), no Maranhão

Categoria exige reajuste salarial defasado há 10 anos, segundo sindicato.

Imirante.com

Campus Paulo VI da Uema, em São Luís. (Foto: Divulgação / Uema)
Campus Paulo VI da Uema, em São Luís. (Foto: Divulgação / Uema)

SÃO LUÍS - A partir desta quinta-feira (24), professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) vão dar início a uma greve por tempo indeterminado. A categoria alega estar sem reajuste salarial há dez anos.

De acordo com a Seção Sindical dos Docentes das Universidades Estaduais Públicas do Maranhão (Sinduema SSind do ANDES-SN), as perdas salariais dos professores da Uema e UemaSul, calculadas pelos índices oficiais do governo federal, alcançam o montante de 50,28%, considerando o período de julho de 2012 a fevereiro de 2023.

A categoria também cobra do Governo do Estado a realização de concurso público urgente para a recomposição do quadro de professores efetivos que, hoje, segundo os grevistas, está extremamente desfalcado.

UemaSul, em Imperatriz. (Foto: Divulgação)
UemaSul, em Imperatriz. (Foto: Divulgação)

Em nota, o sindicato que representa os professores da Uema diz que mesmo professores concursados e aprovados em datas pretéritas nunca foram nomeados e convocados, segundo o sindicato, sem nenhuma explicação. Ainda de acordo com a entidade, essa situação reflete-se no alto percentual
de professores substitutos com contratos temporários precarizados.

Segundo o Sinduema, além disso, professores substitutos também sofrem com carga horárias de trabalhos abusivas, assédio moral, e o não pagamento de seus salários conforme suas titulações. A greve, conforme o sindicato, se tornou a única forma de alertar  e chamar atenção do governo estadual, após sucessivas tentativas de negociação, todas, de acordo com a nota divulgada, sem êxito.

O que diz a Uema?

Ao Imirante.com, a Uema informou que mantém aberto o canal de diálogo com os docentes das duas universidades estaduais do Maranhão e, ao mesmo tempo, ressalta que está realizando estudos sobre as carreiras dos servidores públicos estaduais, bem como sobre concursos válidos, nomeações realizadas e cargos vagos, a fim de avaliar o impacto dos reajustes. O objetivo, segundo a Uema, é garantir a equidade e valorização das carreiras, levando em consideração os limites orçamentários e as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.