"As novas regras eleitorais exigem um partido forte para conseguir competir em 2024", diz Pavão
Vereador de São Luís vai deixar o PDT para se filiar ao PSDB, partido que já tem outros vereadores; análise do parlamentar é que com menos candidatos na chapa, legendas precisam de nomes com lastro eleitoral para conseguir ganhar o pleito proporcional.
SÃO LUÍS - O vereador Pavão Filho está de saída do PDT após 18 anos de filiação na legenda. Segundo ele, o partido não deu condições políticas eleitorais em 2020 e, por isso, busca alternativa para ter uma candidatura competitiva em 2024.
Na análise do parlamentar, a nova regra para a composição da chapa para a eleição proporcional (com candidaturas que somam o número de cadeiras no legislativo mais um candidato) obriga os partidos a terem em seus quadros nomes com lastros eleitorais.
Isto porque é preciso alcançar o coeficiente eleitoral e, para isto, a chapa precisa de muitos votos.
Sobre sua ida para o PSDB, Pavão acredita que é a melhor alternativa apesar de no ninho tucano já ter outros vereadores de mandato que irão para reeleição em 2024. Segundo ele, o partido deve conseguir entre 5 ou 6 cadeiras na Câmara Municipal.
Além das questões políticas-eleitorais, o vereador ainda do PDT falou sobre a lei de sua autoria que garante o repasse mensal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para escolas comunitárias.
Pavão Filho diz que cerca de 20 mil crianças são atendidas por este tipo de escola em São Luís.
Saiba Mais
- Eudes Barros promete avançar na infraestrutura e saneamento básico em Raposa
- Laci de Oliveira promete construir um novo hospital em Raposa
- Gabriel Araújo pretende implantar escola em tempo integral em Imperatriz
- Rildo Amaral diz que pretende decretar estado de calamidade pública em Imperatriz
- Yglésio Moyses pretende implantar escola cívico-militar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.