Análise

TRE está mais célere em processo contra o União Brasil do que com os demais

Julgamento da ação contra o partido de Neto Evangelista acontece nesta quinta; ação contra o PSC está em fase de diligências desde o dia 20 de junho.

Carla Lima/Ipolítica

No TRE do MA tramitam três processos sobre fraude em cota de gênero nas eleições de 2022
No TRE do MA tramitam três processos sobre fraude em cota de gênero nas eleições de 2022 (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - Existe algo que precisa ser observado na tramitação dos processos de fraude em cota de gênero nas eleições de 2022. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão tramitam três ações contra o União Brasil, PSC e Podemos. Destas, a de maior celeridade é do União Brasil, como deve ser. O julgamento acontece nesta quinta-feira, 17.

O processo contra o Podemos é o mais devagar deles. Entrará em fase de instrução (colhimento de depoimentos) somente no fim deste mês de agosto. Não se sabe ao certo porque tanta demora.

Já a do PSC chama muito a atenção para a demora de ser colocada na pauta de Julgamento. A instrução no processo contra o partido ocorreu cerca de uma semana depois da que ocorreram os depoimentos do União Brasil.

Pela tramitação - que ocorre em segredo de Justiça - o processo contra o PSC chegou do Ministério Público Eleitoral (MPE) de volta ao gabinete do relator no dia 20 de junho. De lá para cá, a ação está na fase de análise dos pedidos de diligências realizadas após a audiência de instrução.

O mais curioso ainda é que o relator do processo do União Brasil é o mesmo do PSC, o desembargador José Gonçalo. Mas um está mais rápido do que o outro. Um dos motivos pode ser a “eficiência” dos advogados em protelar mais do que os outros. 

Mas sobre protelar, o relator demonstrou tolerância zero com o União Brasil tanto que chegou a multar o partido. 

Agora é aguardar se o TRE vai ter colocar “pra frente” os demais processos e com qual celeridade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.