Reforma administrativa

Fufuca deve ter resposta sobre ministério até terça

Deputado federal do Maranhão pode assumir pasta no governo Lula.

Ipolítica, com informações do Metrópoles

Fufuca deve ser confirmado no governo
Fufuca deve ser confirmado no governo (Juliana Chaves/Grupo Mirante)

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez chegar a aliados que deve definir até a próxima terça-feira (15) a minirreforma ministerial do governo.

A informação é do site Metrópoles.

A mudança deve garantir espaço a Republicanos e Progressistas na Esplanada dos Ministérios.

O ministro indicado pelo Republicanos é o deputado Silvio Costa Filho, de Pernambuco. O deputado André Fufuca, do Maranhão, é o escolhido pelo PP. Entre as pastas aventadas para as trocas estão Desenvolvimento Social, Esportes, e Portos e Aeroportos.

“Antes de anunciar os dois novos ministros, Lula quer ter uma reunião com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira. Na última semana, Pereira disse que não se nega um convite para encontrar o presidente da República. Contudo, o presidente do PP, Ciro Nogueira, avisou que não quer conversar com o petista. Nogueira foi o último ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro”", diz a publicação.

A demora para a definição, no caso do deputado maranhense, tem a ver com a definição de espaços.

Ao Imirante, no fim do mês passado, ele declarou que não aceitaria qualquer pasta apenas por vaidade. Na ocasião, indicou que não se contentaria com uma pasta “sem espaços”. Ele teme assumir o ônus de ter que atender aos aliados, sem o bônus de um ministério capaz disso.

A ideia inicial era que o parlamentar assumisse o Ministério do Desenvolvimento Social, hoje comandado pelo senador Wellington Dias (PT). Até mesmo aliados têm criticado o desempenho do petista, ex-governador do Piauí, mas Lula resolveu blindá-lo na pasta responsável pelo Bolsa Família.

O programa, a propósito, seria deslocado para outro ministério, em caso de chegada de Fufuca, o que desagradou ao parlamentar e aos aliados do Centrão.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.