Movimento pela Vacinação

Campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes será lançada no MA neste sábado

Ministério da Saúde promove o Movimento Nacional pela Vacinação no Maranhão com multivacinação até o dia 26 de agosto.

Imirante, com informações da TV Mirante e Ministério da Sáude

O objetivo de retomar as altas coberturas vacinais no país, atualizando as cadernetas de crianças e adolescentes até os 15 anos.
O objetivo de retomar as altas coberturas vacinais no país, atualizando as cadernetas de crianças e adolescentes até os 15 anos. (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

SÃO LUÍS - O Ministério da Saúde lança, neste sábado (12), em São Luís, o novo momento da Campanha de Multivacinação para atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. 

O lançamento oficial da ação será realizado a partir das 9h, no Centro Educa Mais Professor Luiz Alves Ferreira, que fica na rua Mangue Seco, nº 300, bairro Liberdade. A multivacinação no Maranhão vai até o dia 26 de agosto. 

A iniciativa abre mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, que começou em fevereiro pelo governo federal, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais no país, atualizando as cadernetas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade, prioridade do Ministério da Saúde. Dessa forma, todos os imunizantes previstos no calendário nacional para esta faixa etária estarão disponíveis ao público nos locais e horários informados por cada município.  

Em uma estratégia inédita, o Ministério da Saúde promoverá ações de microplanejamento nos Estados, conforme o calendário da multivacinação. As equipes do Ministério da Saúde irão percorrer todo o Brasil em oficinas com gestores e lideranças locais, para ajustar a estratégia de vacinação de acordo com as realidades locais. Mais de R$ 150 milhões são investidos para essas ações. 

Agora, chegou a vez do Maranhão receber a campanha de multivacinação. A ação também ocorrerá em Roraima. No primeiro semestre de 2023, a multivacinação foi antecipada no Amazonas, no Acre e no Amapá. A escolha dos Estados buscou conter doenças já eliminadas no Brasil, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos. O alerta se deu, ainda, pelo risco de reintrodução da poliomielite, doença que foi notificada em março deste ano no Peru, em região de fronteira. Desde 2016, o Brasil consta na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) como local de risco muito alto para a reintrodução da doença. 

O Movimento Nacional pela Vacinação tem o objetivo de retomar a confiança da população brasileira nas vacinas e da cultura de vacinação do país. A iniciativa é considerada um grande movimento, com diversos atores da sociedade. A ação inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas ao longo de 2023. 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.