Manifestação

Protesto de vendedores do comércio informal para o trânsito no Centro de São Luís

Os manifestantes reclamam que alteração em paradas de ônibus reduziu fluxo e trouxe prejuízos nas vendas.

Imirante.com

Atualizada em 08/08/2023 às 11h10
Manifestantes reclamam que sentem prejuízos após mudança nas paradas. (Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante)
Manifestantes reclamam que sentem prejuízos após mudança nas paradas. (Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante)

SÃO LUÍS – Vendedores do comércio informal que trabalham na região da Praça Deodoro, no Centro de São Luís, fazem uma manifestação na manhã desta terça-feira (8). Eles reclamam que, após a alteração nas paradas de ônibus no local, houve uma queda no fluxo de pessoas, prejudicando as vendas.

Os vendedores, que trabalham nas proximidades do Liceu Maranhense, decidiram chamar a atenção do poder público municipal interditando a via principal com cartazes e faixas. O trânsito está parado na região, por onde diversas linhas do transporte público trafegam diariamente.

Vendedores ambulantes pedem valorização. (Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante)
Vendedores ambulantes pedem valorização. (Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante)

Filas de ônibus e outros veículos se formaram na avenida Alexandre de Moura, ao lado do parque do bom Menino, sentido Deodoro. Equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Polícia Militar do Maranhão estão no local do protesto tentando dialogar e reorganizar o trânsito. 

Em nota, a Subprefeitura do Centro informou que está prevista para quarta-feira (9) uma reunião com o Sindicato e Associação do Comércio Ambulante do Centro de São Luís para discutir as demandas de comércio informal e trânsito. Leia a íntegra:

"A Subprefeitura do Centro informa que já realizou diversas reuniões com representantes do Sindicato e Associação do Comércio Ambulante do Centro de São Luís, inclusive com uma nova reunião agendada, desde a semana passada, para esta quarta-feira (9), onde serão discutidas as demandas de comércio informal e trânsito na região da Praça Deodoro e entorno.

Sobre a realocação do ponto de ônibus, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que o ponto localizado na Rua do Outeiro, esquina com Rua Oswaldo Cruz (Rua Grande), precisou ser transferido para a Rua Urbano Santos, em frente ao prédio da Embratel, porque o antigo local prejudicava o fluxo de veículos, causava congestionamentos na região, além de não oferecer segurança para os usuários do transporte coletivo e demais transeuntes".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.