‘bug’ em sistema

Após paciente receber resultado falso positivo de HIV em São Luís, laboratório nega validade vencida de teste

Segundo o diretor do Laboratório Municipal, Luiz Fernando Ramos, uma falha no sistema teria trocado a data do lote no laudo do exame.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 07/08/2023 às 22h01
Segundo o diretor do Laboratório Municipal, um levantamento está sendo realizado para averiguar se o “erro” também aconteceu em outros testes.
Segundo o diretor do Laboratório Municipal, um levantamento está sendo realizado para averiguar se o “erro” também aconteceu em outros testes. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Após um paciente denunciar que recebeu diagnóstico falso positivo para o vírus causador da AIDS na Unidade Mista do Bequimão, em São Luís, o Laboratório Municipal de São Luís nega a existência de lote para teste de HIV com validade vencida.

Segundo o diretor do Laboratório Municipal, Luiz Fernando Ramos, um "bug" no sistema teria trocado a data do lote no laudo do exame.

“O que aconteceu para que o laudo saísse com uma data de 2022 foi um ‘bug’ no próprio sistema que o laboratório está utilizando, mas que a gente já detectou e inclusive já estamos fazendo as devidas correções”, disse Luiz Fernando Ramos em entrevista à TV Mirante.

Ainda segundo o diretor do Laboratório Municipal, um levantamento está sendo realizado para averiguar se o “erro” também aconteceu em outros testes.

“Já estamos averiguando se outros pacientes tiveram também [erro no resultado]. Se aconteceu, vamos chamar cada um desses pacientes para mostrar inclusive o lote que foi utilizado”, afirmou Luiz Fernando.

Entenda o caso

Um homem, que prefere não se identificar, está acusando a Unidade Mista do Bequimão, em São Luís, de utilizar teste rápido de HIV com a validade vencida. A denúncia foi feita após o paciente receber um diagnóstico positivo de HIV falso.

Em entrevista à TV Mirante, o homem afirmou que fez um exame de rotina e no laudo apontava um resultado positivo para o vírus HIV, causador da AIDS, o que deixou ele desesperado.

Ele foi atendido, primeiramente, no Centro de Triagem do Anil e, assim que o primeiro teste deu resultado positivo, ele realizou um outro, que não mostrou a infecção por HIV. Com dois resultados diferentes em mãos, ele resolveu ir até a Unidade Mista do Bequimão para realizar um terceiro teste.

O paciente conta que, quando chegou à unidade, percebeu que o teste que havia dado o resultado positivo, era de um lote vencido há quase um ano. No documento entregue pela Unidade Mista mostra que a data de validade era até agosto do ano passado.

Sem conseguir um diagnóstico na rede pública municipal, o homem foi orientado a buscar uma clínica particular, que descartou a infecção por HIV.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.