CARTAS NA MESA

"Houve muita polêmica em torno do novo plano diretor" diz presidente do Incid

A arquiteta Erica Garreto, detalhou o Plano Diretor de São Luís aprovado pela Câmara de Vereadores em março deste ano. Citando polêmicas em torno do debate e ainda como está a preparação da Lei de Zoneamento da Capital.

Ian Sousa/Ipolítica

Atualizada em 02/08/2023 às 17h13
Érica Garreto concedeu entrevista nesta terça-feira aos jornalistas José Linhares Jr e Gilberto Léda.
Érica Garreto concedeu entrevista nesta terça-feira aos jornalistas José Linhares Jr e Gilberto Léda. (Paulo Soares)

SÃO LUÍS- Nesta terça-feira (01), o Cartas na Mesa recebeu a arquiteta e urbanista, Érica Garreto presidente do Instituto da Cidade Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid) para debater sobre o Plano Diretor de São Luís aprovado recentemente pela Câmara Municipal.

Ao Cartas, Érica, que é especialista em Geoprocessamento e em Gestão Pública Municipal, deu detalhes da aprovação do Plano Diretor e de como está a preparação do projeto de Lei de Zoneamento de São Luís.

A arquiteta cita que houve muita polêmica por vezes de forma até excessiva em torno da aprovação do texto e a discussão do Plano pode ter sido usado de forma política por algumas autoridades. “A cidade precisa de um Plano Diretor revisado, e pensado para o futuro, mas não é só o plano diretor que resolve todos os problemas da cidade, precisam de leis complementares, de políticas públicas que vão ajudar no desenvolvimento da capital. Houve muita polêmica de forma excessiva em torno do Plano Diretor", disse Érica Garreto. 

A presidente do Instituto afirmou que o ponto de grande debate no plano, foi a delimitação das Zonas Urbanas e Rurais de São Luís, pois entidades da sociedade civil queriam uma maior zona rural e isso atrasou a aprovação do documento.

Segundo ela, a principal alegação para os defensores desta causa era que havia um equívoco na divisão das áreas. Uma das regiões que mais gerou debate foram no entorno do Porto do Itaqui que é cercada por casas e indústrias.

Erica respondeu ainda às dúvidas dos nossos jornalistas e deu detalhes sobre debates em torno do Plano Diretor e como as autoridades competentes vão fiscalizar o cumprimento das Leis na nossa cidade.

Assista a entrevista completa abaixo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.