Sancionada

Governo sanciona Lei que regulamenta os Esportes Eletrônicos no MA

Com a regulamentação, o Estado abre caminhos para que jovens e adultos possam atuar de forma profissional como atletas de e-sports.

Ipolítica

- Atualizada em 25/07/2023 às 15h57
Sancionada Lei que regula os Esportes Eletrônicos no MA.
Sancionada Lei que regula os Esportes Eletrônicos no MA. (Reprodução)

SÃO LUÍS- Foi sancionada, nesta semana, pelo governador Carlos Brandão (PSB), a Lei que regulamenta os Esportes Eletrônicos no Maranhão. Com o dispositivo, o Estado possibilita que jovens e adultos possam atuar de forma profissional como atletas de e-sports. 

Com a regulamentação do Esporte Eletrônico no Maranhão uma das principais determinações da nova lei, é o reconhecimento da modalidade como esporte, e a instituição do Dia do Esporte Eletrônico no Maranhão, que será comemorado anualmente em 19 de outubro. Essa data foi escolhida em referência ao primeiro campeonato de jogos eletrônicos promovido no mundo, que ocorreu em 1972, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Com a sanção dessa lei, o estado do Maranhão dá um passo importante no fortalecimento dos Esportes Eletrônicos. “A expectativa é que, através da criação de um ambiente favorável e do estabelecimento de diretrizes claras, o estado atraia ainda mais competições e investimentos nessa área, impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural”, defendeu o autor do projeto, deputado Fernando Braide.

Ainda de acordo com o parlamentar, a medida é um reconhecimento para esta modalidade esportiva e um avanço importante no crescimento do setor no Maranhão. Braide afirma que o segmento mobiliza uma série de outros profissionais, desde equipe médica para assistência de atletas profissionais a desenvolvedores de games, por exemplo e será importante para o Estado.

Em sua versão original, aprovada pela Assembleia Legislativa, a legislação buscava definir pontos importantes relacionados aos Esportes Eletrônicos, os mecanismos de inclusão, critérios de regulamentação e regras e benefícios para os atletas e profissionais e formas de incentivo financeiro. Esses pontos foram vetados por Carlos Brandão.


 


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.