MORO CONTESTOU

Flávio Dino solicita investigação sobre acordos da Lava Jato com autoridades americanas

Ministro desconfia da legalidade dos acordos firmados pela operação.

Ipolítica

Senador e ministro tiveram embate nas redes sociais.
Senador e ministro tiveram embate nas redes sociais. (Arte: José Linhares Jr)

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Flávio Dino, acionou a Polícia Federal para investigar os acordos realizados entre ex-procuradores da Operação Lava Jato e autoridades dos Estados Unidos. A decisão foi tomada após uma reportagem do portal UOL, publicada em 20 de julho, revelar que os procuradores da Lava Jato haviam feito acordos com os americanos sem o conhecimento do Ministério da Justiça.

Flávio Dino divulgou em seu Twitter: "Encaminhei hoje à Polícia Federal o caso dos acordos feitos por procuradores com outros países, sem o procedimento legal. O objetivo é a investigação sobre a origem e o destino de bilhões de reais e os motivos que levaram a tais acordos com autoridades estrangeiras".

A matéria do UOL se baseou em mensagens obtidas pela Polícia Federal durante a Operação Spoofing, que investigou o hackeamento de celulares de autoridades brasileiras, incluindo o ex-juiz Sergio Moro. As mensagens revelaram que os procuradores da Lava Jato negociaram com autoridades americanas a entrega de informações sigilosas sobre a investigação em troca de benefícios para os delatores.

Sérgio Moro, por sua vez, contestou a ação de Flávio Dino em seu perfil no Twitter: "Ministro da Justiça pede à PF a instauração de inquérito com base em "prova" ilícita. Uma vergonha. Estado de Direito jogado pela janela. Nem vou discutir o mérito do acordo, aliás aprovado na época pelo Conselho Superior do MPF e elogiado internacionalmente".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.