Transporte coletivo

Novo sistema de bilhetagem eletrônica em São Luís passará a aceitar pagamentos por Pix

O novo sistema foi lançado nesta segunda-feira (17) e será operado nos ônibus urbanos e semiurbano de São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 17/07/2023 às 16h24
Entre as mudanças, está a implementação de validadores adicionais nas catracas dos coletivos.
Entre as mudanças, está a implementação de validadores adicionais nas catracas dos coletivos. (Foto: Alessandra Rodrigues / Mirante AM)

SÃO LUÍS - Um novo sistema de bilhetagem eletrônica foi anunciado, nesta segunda-feira (17), em São Luís. De acordo com o Serviço Social do Transporte (SEST), o sistema vai operar nos ônibus urbanos e semiurbanos da capital maranhense. 

Entre as mudanças, está a implementação de validadores adicionais nas catracas dos coletivos. Os antigos cartões de transporte serão substituídos por novos modelos, e os antigos cartões continuarão sendo aceitos, até que as recargas antigas acabem.

Uma das principais novidades do novo sistema é a introdução gradual de outras formas de aquisição de créditos de passagem, a exemplo do pagamento por PIX e QR-Code.

No novo sistema, também deverá ter um aplicativo da própria bilhetagem com uma carteira digital, sendo possível comprar recarga, como já é feito pelo RecargaPay, usando o saldo da carteira digital para gerar um QR Code e pagar a passagem diretamente do celular no leitor instalado dentro dos ônibus, sem intermédio de uma mídia física (cartão).

A médio prazo, o sistema deve operar com o pagamento de passagem via débito. A longo prazo, os usuários de transporte ainda terão a opção de fazer recarga a bordo com o uso de cartão de crédito ou débito, por aproximação, direto nos validadores.

Para otimizar o sistema, será intensificada a biometria facial para evitar fraude no uso dos cartões com benefícios de 50% (estudantes) e 100% (gratuidades). Uma câmera fotográfica de alta resolução identifica o rosto do portador do cartão, evitando fraudes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.