Corrupção passiva

Polícia Civil investiga funcionário do Banco do Brasil por cobranças indevidas em São Luís

Segundo as investigações, os valores cobrados indevidamente aos clientes eram para agilizar operações bancárias de pagamento de Requisição de Pequeno Valor (RPV).

Imirante.com, com informações da PC-MA

Atualizada em 12/07/2023 às 17h36
Operação foi realizada na manhã desta quarta-feira (12). (Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão)
Operação foi realizada na manhã desta quarta-feira (12). (Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão)

SÃO LUÍS - Equipes da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) realizaram, na manhã desta quarta-feira (12), uma operação para cumprir dois mandados de busca e apreensão em uma agência bancária do Banco do Brasil, em São Luís. A ação teve como objetivo reunir provas materiais de um suposto crime de corrupção passiva envolvendo um funcionário da instituição, suspeito de cobrar valores indevidos de clientes.

Segundo a delegada Katherine Chaves, chefe da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor), a investigação teve início após denúncias de cobranças indevidas por parte do funcionário da agência situada no bairro Jaracati, em São Luís. Os valores variavam de R$ 200 a R$ 2 mil, e eram exigidos para agilizar operações bancárias de pagamento de Requisição de Pequeno Valor (RPV).

Ainda segundo a delegada, a investigação ainda aponta para a possibilidade da existência de um grande esquema de corrupção operado em associação criminosa e de forma reiterada, podendo ter a participação de outros envolvidos.

Durante o mandado de busca e apreensão na agência bancária, os policiais civis apreenderam dois aparelhos de celulares, agendas de anotações, documentos e um computador que devem passar pelo trabalho pericial.

Ao Imirante.com, o Banco do Brasil informou que, no âmbito de sua atuação, colabora em todas as etapas do processo de investigação da ocorrência em São Luís, que não coaduna com práticas ilícitas de nenhuma natureza e busca fortalecer continuamente a cultura ética entre seu corpo funcional por meio de ações corporativas. 

Ainda segundo o Banco do Brasil, eventuais irregularidades são analisadas e ações administrativas adotadas, quando necessárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.