SÃO LUÍS - O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), usou as redes sociais para anunciar que pretende processar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por danos causados ao Poder Judiciário e à sociedade.
O anúncio foi feito após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir, por maioria, deixar Bolsonaro inelegível por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros no dia 18 de julho do ano passado.
Dino comentou a decisão pelas redes sociais. “Do julgamento do TSE emanam importantes mensagens: 1. Mentir não é ferramenta legítima para o exercício de uma função pública; 2. Política não é regida pela “lei da selva”, em que o mais forte tudo pode. A democracia venceu o mais duro teste de estresse das últimas décadas”, postou o ministro.
Sobre processar o ex-presidente, Flávio Dino disse que enviará a Advocacia Geral da União (AGU) requerimento para análise sobre uma possível ação por danos causados ao Poder Judiciário.
“Decisão do TSE prova a perpetração de ataques abusivos ao Sistema de Justiça e à ordem jurídica. Por isso, enviarei requerimento à AGU visando análise de ação de indenização pelos danos causados ao Poder Judiciário da União e à sociedade, em face da conduta do Sr. Bolsonaro”, disse Dino.
Saiba Mais
- Flávio Dino determina a cemitérios cobrarem valores anteriores à privatização
- Dino vota contra retirada de símbolos religiosos de órgãos públicos
- Flávio Dino mantém suspensão de emendas parlamentares
- Justiça condena mulher por injúria contra seguranças de Flávio Dino
- Flávio Dino determina recolhimento de livros acadêmicos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.