Pesquisa

Datafolha: Lula é aprovado por 37% e reprovado por 27%

Avaliação de Lula ficou dentro da margem de erro da última pesquisa Datafolha, realizada no mês de março, e mostra estabilidade em avaliação.

Ipolítica, com informações da Folha de S. Paulo

Lula foi avaliado pela pesquisa Datafolha neste fim de semana
Lula foi avaliado pela pesquisa Datafolha neste fim de semana (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA - Pesquisa Datafolha divulgada no início da tarde deste sábado (17) pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra uma aprovação de 37% do cidadão brasileiro em ralação ao governo do presidente Lula (PT) e uma reprovação de 27% Outros 33% consideram o governo regular. 

Este foi o segundo levantamento feito pelo instituto nos primeiros seis meses de gestão petista. A pesquisa foi realizada em 112 municípios e ouviu 2.010 eleitores. Há uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados foram coletados de segunda-feira (12) à quarta-feira (14). Apenas 3% dos cidadãos ouvidos, não quiseram opinar.

Na comparação com a primeira Datafolha divulgada - realizada em 29 e 30 de março -, é possível perceber uma leve variação, mas dentro da margem de erro. 

Quando Lula estava no terceiro mês de mandato a aprovação era superior (38%) e a reprovação também (29%). Já no quesito regular, a avaliação do eleitorado alcançava a margem de 30%. Este último ponto, portanto, foi o último que extrapolou a margem de erro na mais recente pesquisa, uma vez que passou de 30% para 33% a avaliação ‘Regular’ de governo.

Leia também: Arcabouço fiscal será analisado em comissão na semana que vem

Críticas

Lula tem sido criticado pelo setor do agronegócio, após as últimas declarações a respeito do segmento econômico que mais impulsionou o Produto Interno Bruto (PIB) do país nos últimos meses. 

Tem também sido criticado por ter liberado valores exorbitantes de emendas parlamentares na negociação com o Congresso Nacional por pautas prioritárias do Governo. 

Uma das matérias de interesse do petista, contudo, acabou sendo retirada de pauta após derrota significativa. Diz respeito ao projeto de lei 2630/20, conhecida como PL da Censura, ou PL das Fake News, que impõe restrições e regula as redes sociais no país. 

A matéria foi uma das bandeiras do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), que entrou no embate sobre a liberdade de expressão plena no país. 

O posicionamento de Dino e a postura do governo sobre o tema, desgastou a imagem de Lula, sobretudo quando comparada ao seu antecessor no embate sobre o tema. 

Programas sociais

Lula, contudo, tem conseguido equilibrar a sua aprovação, no que diz respeito à defesa de programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida. 

O petista conseguiu a aprovação do novo formato do projeto no Congresso Nacional e também tem defendido a bandeira do Bolsa Família. 

Uma nova pesquisa Datafolha deve ser realizada no próximo trimestre. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.