Análise

Cleber Verde quer diálogo entre Leões e Braide, mas sabe que é difícil

Com entrada do deputado no MDB, foi criada a narrativa de que o partido apoiará a reeleição do prefeito, mas o parlamentar sabe que depende do diálogo, que é um ponto fraco de Eduardo Braide.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 01/06/2023 às 10h42
Cleber Verde quer apoio do MDB a Braide, mas sabe das dificuldades para garantir a aliança
Cleber Verde quer apoio do MDB a Braide, mas sabe das dificuldades para garantir a aliança (Marina Ramos/Câmara Federal)

SÃO LUÍS - Muitas narrativas são criadas no jogo político para passar a impressão - errada, diga-se - sobre as posições no tabuleiro. Um exemplo é esta questão do MDB. Com a filiação do deputado Cleber Verde no MDB e a presença do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), no ato, foi criado um enredo de que o partido irá apoiar a candidatura a reeleição do gestor.

Mas não é bem assim. Não é o MDB que quer. É Cleber Verde que quer trabalhar para que esta possibilidade se torne realidade. Mas o deputado, aos aliados, reconhece as dificuldades. Ele diz que falta diálogo para garantir as costuras.

Mas é exatamente pela falta de diálogo que o prefeito de São Luís carece de apoio da classe política. Ou seja, Verde vai - como outros políticos já tentaram - costurar um canal de diálogo com um prefeito que não gosta muito de conversa com a classe política. Talvez, o novo emedebista tenha mais sorte.

E com quem é este diálogo? Não é somente entre os seus agora correligionários. Vai além. As conversas devem ser feitas com o governador Carlos Brandão (PSB), que há uns meses tinha interlocutores neste missão de conversas com Braide. A missão, por sinal, fracassou.

Brandão, após o fracasso da missão, tem dito que já bateu o martelo e não apoiará o prefeito em seu projeto de reeleição. Pelo o que tem dito o governador, a missão de Cleber Verde é bem maior.

Claro que na política o cenário pode mudar. Mas, no atual, não há negociação entre os dois palácios de governo.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.