Investigação

Termina prazo para divulgação de laudo sobre causas de incêndio em cinema de shopping em São Luís

Documento deve ser enviado para as autoridades responsáveis na próxima semana.

Imirante.com

Atualizada em 01/06/2023 às 03h54
Duas pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas em incêndio no cinema Cinesystem, no Rio Anil Shopping.
Duas pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas em incêndio no cinema Cinesystem, no Rio Anil Shopping. (Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O prazo para divulgação do laudo que iria apontar as causas do incêndio ocorrido em uma sala de cinema da rede Cinesystem, no Rio Anil Shopping, em São Luís, terminou nesta quarta-feira (31). Após afirmar que o documento seria divulgado hoje, o que não aconteceu, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) informou, em nota, que os trabalhos foram concluídos e o laudo do exame pericial será formado em conformidade com as especificações técnicas exigidas. Yasmin Gomes Campos, de 21 anos e Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, morreram no incêndio, ocorrido no dia 7 de março, e outras 21 pessoas ficaram feridas.

O prazo inicial para conclusão do inquérito era de 30 dias, mas o período para as investigações foi prorrogado, e o laudo deveria ser entregue nesta quarta-feira (31). A SSP informa que o documento será enviado para o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e a delegacia que acompanha o caso.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), a administração do Rio Anil Shopping, que ficou totalmente interditado até o dia 23 de março, apresentou a documentação exigida, assim como as anotações de responsabilidade técnica, chamadas RTS e os laudos técnicos dos hidrantes do local, além do sistema de distribuição de gás e outros itens de segurança. O cinema e a área de acesso aos cinemas seguiram isoladas.

O Cinesystem já havia informado aos investigadores que haviam goteiras no teto e a administração do Rio Anil Shopping contratou uma empresa para fazer os reparos. O serviço estava sendo feito no horário de funcionamento do estabelecimento comercial, o que não é recomendado pelo Corpo de Bombeiros.

Em nota, o Rio Anil Shopping afirma que vem prestando toda a assistência às vítimas e suas famílias, que permanece à disposição das autoridades e aguarda o resultado da perícia. A rede de cinema Cinesystem, por sua vez, não se manifestou sobre o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.