Cúpula

Ao lado de Maduro, Lula diz que Venezuela é “vítima de narrativa"

Presidentes participam de cúpula em Brasília.

Ipolítica

Atualizada em 29/05/2023 às 15h37
Lula fez referências elogiosas a Maduro
Lula fez referências elogiosas a Maduro (© Marcelo Camargo/Agência Brasil)

BRASÍLIA - Ao discursar nesta segunda-feira (29), ao lado do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou que o aliado é “vítima de uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo”.

“Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo. Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo”, disse Lula, dirigindo-se a Maduro. De acordo com o petista, cabe à Venezuela “mostrar a sua narrativa para que as pessoas possam mudar de opinião”.

Maduro visita o Brasil após oito anos, em agenda no Palácio da Alvorada para tratar sobre as relações entre os dois países.

Além disso, o venezuelano participa da cúpula de líderes da América do Sul que começa nesta terça (30). Ele chegou ao Planalto às 10h36 acompanhado de sua esposa, Cilia Flores Maduro, e subiu a rampa do Palácio, onde foi recepcionado por Lula e a primeira-dama, Janja.

Os dois mandatários tiveram uma reunião reservada e, na sequência, um encontro ampliado, com outros integrantes da comitiva venezuelana e do governo brasileiro.

Lula e Maduro assinaram memorandos de entendimento na área agrícola, além de um mecanismo de supervisão da cooperação bilateral.

Há oito anos os dois vizinhos não tinham relação. Não houve relação com o Brasil durante o governo de jair Bolsonaro, inclusive ao assumir em 2019 o então mandatário brasileiro deixou de reconhecer Maduro como presidente venezuelano e passou a aceitar Juan Guaidó como presidente interino. Outros países também aceitam a representação de Guaidó.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.