Quinta edição

Sistema FIEMA realiza lançamento da Expo Indústria Maranhão 2023

Com o tema “O futuro passa por aqui”, a Expo Indústria Maranhão 2023 é a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste. O evento acontecerá de 9 a 12 de novembro.

Publipost / Fiema

SÃO LUÍS – O Sistema FIEMA (Sesi, Senai, IEL e Comércio) e a CNI (Confederação Nacional das Indústrias) lançaram, nessa quinta-feira (25), dentro da programação do Dia da Indústria, a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste, a Expo Indústria Maranhão 2023. Este ano a quinta da edição da exposição terá como tema “O futuro passa por aqui”, e acontecerá de 9 a 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís.

Com o objetivo de demonstrar a diversidade do setor industrial maranhense a Expo Indústria Maranhão 2023 terá, além de estandes de expositores, uma vasta programação com shows ao vivo, palestrantes de renome nacional, encontros de negócios, bate-papos, oficinas, workshops, painéis e serviços. A expectativa deste ano é gerar R$ 280 milhões em negócios.

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, destacou o foco da preocupação do setor: a indústria 4.0. 

“Passamos agora por um momento de abertura no qual o mercado se aquece e busca desenvolver ações de grande impacto econômico. O Maranhão não pode perder esta oportunidade de apostar no desenvolvimento tecnológico e na inovação, que configuram a indústria 4.0. Para tanto, o objetivo é reunir todos os setores (o agro, o comércio e a indústria) nesta nova edição”, disse o presidente da FIEMA.

Público-alvo

O público-alvo da Expo Indústria Maranhão 2023 é formado por expositores (empresas industriais de grande, pequeno, médio e micro porte e entidades parceiras) e visitantes (empresários, clientes e fornecedores da indústria, pesquisadores, professores e estudantes universitários, representantes do setor público, de organismos internacionais, de organizações não governamentais relacionadas e outros).

Além das edições anteriores

Este ano, a Expo Indústria Maranhão vai além das edições anteriores (2015-2017-2019-2020) e expande sua área de atuação aos setores do ESG, Capital Humano e Tecnologia & Inovação, que estarão em pauta na maior feira multissetorial da indústria do Nordeste.

A partir do pilar de ESG (Ambiental, Social e Governança), a feira pretende reunir iniciativas empresariais que impactem positivamente no meio ambiente, na sociedade e nas atividades de governança responsável.

Os expositores poderão também apresentar seu trabalho no campo do capital humano, pilar que confere competitividade a qualquer organização. Dentro do terceiro eixo, as empresas poderão destacar as ações de inovação e tecnologia nas quais estão investindo e ainda o que planejam para o futuro.

Palestrantes da Expo Indústria

Durante a cerimônia dessa quinta-feira (25) foram apresentados os principais palestrantes que estarão presentes na quinta edição da Expo Indústria Maranhão. O intelectual, historiador, professor e escritor Leandro Karnal será uma das grandes atrações do Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão, que ocorre entro da programação da feira multissetorial. Famoso em todo o Brasil, Karnal conquistou o público com uma linguagem acessível e potente, tratando de questões polêmicas e tornando-se um dos principais pensadores da atualidade.

Outros palestrantes de renome serão Pedro Janot, executivo brasileiro, palestrante, conselheiro, empresário e escritor com mais de 30 anos de carreira em gestão, e responsável por expandir a atuação da Richards, da Zara e da Azul; Guga Stocco, co-fundador da Futurum Capital, especialista em investimentos e também Andrea Lorio, especialista em transformação digital, liderança e inovação, apresentador do podcast da NVIDIA Brasil.

Show Roupa Nova

Durante o lançamento da Expo Indústria Maranhão 2023 foi confirmado o show de uma das maiores bandas brasileiras de todos os tempos dentro da programação da feira: o Roupa Nova. Com sucessos e clássicos como “Dona” e “Whisky à go-go”, o grupo musical, apreciado por diferentes gerações, promete reunir milhares de pessoas no espaço Expo Show no dia 12 de novembro.

Espaços na Expo Indústria Maranhão 2023

Um dos destaques da Expo Indústria Maranhão 2023 será o Terminal de Inovação, espaço com startups com foco na indústria, com hackathons, pitches, cases, que formarão um estande focado em inovação na feira.

Outros ambientes serão o Plenarium, local em que ocorrerão as palestras com consultores de renome nacional; o Núcleo de Atendimento ao Crédito (NAC), voltado para fomentar o crédito a empresários; o Expo Lounge, ambiente para alimentação, descanso e convivência; o Expo Agro, que apresenta o maquinário dos produtores da agroindústria maranhense; o Expo Show, onde ocorrerão shows e espetáculos; a Cozinha Show, espaço para experiências gastronômicas com competições e oficinas gratuitas para os visitantes; Expo Turismo, voltado para os expositores da área do turismo; e ainda Expo Fornecedores; a Expo Artes; o Maranhão Fashion Week e a Expo Summit.
 

A Expo Indústria Maranhão é uma realização do Sistema FIEMA, formada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), e teve na última edição (2022) a correalização do Sebrae – MA, FECOMÉRCIO e do Governo do Estado do Maranhão.

Ordem do mérito industrial

Ainda na noite dessa quinta-feira (25), FIEMA e a CNI oficializaram a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial ao empresário maranhense e ex-presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, fundador do Grupo Atlântica.

A comenda é a mais importante condecoração da indústria brasileira. Criada em 1958, a honraria é destinada a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento da indústria brasileira e do país.

Em mais de 60 anos, apenas um seleto grupo de personalidades e empresários recebeu a comenda, entre os quais se destacam os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso; além do ex-vice-presidente José de Alencar e dos industriais Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes e Ivo Hering. 

Confira a galeria de fotos do evento:

Sistema FIEMA realiza lançamento da Expo Indústria Maranhão 2023

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.