Chuva 🌧️

MA: Inmet emite alerta de chuva intensa e ventos de até 60 km/h

O aviso se entende até as 10h deste sábado (27).

Imirante.com

Atualizada em 26/05/2023 às 16h02
Segundo o Inmet, o alerta amarelo (perigo potencial) prevê para todo o estado chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 a 60 km/h.
Segundo o Inmet, o alerta amarelo (perigo potencial) prevê para todo o estado chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 a 60 km/h. (Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (26) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para o Maranhão. O aviso se entende até as 10h deste sábado (27). O alerta se estende ao Leste Maranhense, Norte Maranhense e Oeste Maranhense.

Segundo o Inmet, o alerta amarelo (perigo potencial) prevê para todo o estado chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 a 60 km/h.

Cuidados

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).

Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo.

Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Em casos de alagamento, procure um local, longe de postes e árvores, e espere o nível da água baixar. Mas, se notar que o carro está sendo arrastado pela água, abandone o veículo e procure um local seguro. Por segurança e após avaliação técnica em áreas alagadas, às vezes, é necessário fazer o desligamento da energia, com o propósito de evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Logo que o nível da água baixar, a energia voltará a ser religada com segurança para todos./dia, além de ventos intensos entre 40 a 60 km/h.

Veja as cidades que estão em alerta amarelo 

Água Doce do Maranhão

Alcântara

Amapá do Maranhão

Anajatuba

Apicum-Açu

Araioses

Axixá

Bacabeira

Bacuri

Bacurituba

Barreirinhas

Belágua

Boa Vista do Gurupi

Cachoeira Grande

Cajapió

Cândido Mendes

Carutapera

Cedral

Central do Maranhão

Centro do Guilherme

Centro Novo do Maranhão

Cururupu

Godofredo Viana

Governador Nunes Freire

Guimarães

Humberto de Campos

Icatu

Itapecuru Mirim

Junco do Maranhão

Luís Domingues

Maracaçumé

Maranhãozinho

Matinha

Mirinzal

Morros

Nina Rodrigues

Nova Olinda do Maranhão

Olinda Nova do Maranhão

Paço do Lumiar

Palmeirândia

Paulino Neves

Pedro do Rosário

Peri Mirim

Pinheiro

Porto Rico do Maranhão

Presidente Juscelino

Presidente Médici

Presidente Sarney

Presidente Vargas

Primeira Cruz

Raposa

Rosário

Santa Helena

Santa Luzia do Paruá

Santana do Maranhão

Santa Quitéria do Maranhão

Santa Rita

Santo Amaro do Maranhão

São Benedito do Rio Preto

São Bento

São Bernardo

São João Batista

São José de Ribamar

São Luís

São Vicente Ferrer

Serrano do Maranhão

Turiaçu

Turilândia

Tutóia

Urbano Santos

Viana

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.