Justiça Eleitoral

Advogados têm até amanhã para se inscreverem para vagas de jurista do TRE/MA

Sessão do Tribunal de Justiça para escolha das listas tríplices deve ocorrer no próximo dia 7 de junho.

Carla Lima/Ipolítica

TRE/MA tem dois novos membros nomeados nesta semana pelo presidente Lula
TRE/MA tem dois novos membros nomeados nesta semana pelo presidente Lula (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira, 26, vai encerrar o prazo para inscrição de advogados que queiram disputar as duas vagas de jurista no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. As cadeiras são ocupadas atualmente pelas juízas Anna Graziella Neiva e Camilla Rose Ewerton, cujos biênios irão se encerrar no segundo semestre.

A escolha dos nomes que serão enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está prevista para acontecer na sessão do Tribunal de Justiça do Maranhão do próximo dia 7 de junho. Serão escolhidas duas listas tríplices. Uma vaga é a de Anna Graziella (que ficará aberta em agosto com o fim do biênio da magistrada), que já se inscreveu para tentar a recondução, e outra de Camila Ewerton(cujo biênio chega ao fim em novembro), que também já se inscreveu.

As listas serão analisadas pelos ministros do TSE para verificação dos requisitos constitucionais: 10 anos de advocacia e conduta ilibada. Após esta verificação, os nomes que estão de acordo com os requisitos são enviados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a nomeação.

Nomeação

Nesta quarta-feira, 24, o presidente Lula nomeou dois membros para o TRE-MA. Amanda Almeida Waquim e Antônio Pontes de Aguiar Filho ocuparão as vagas de juízes substitutos.

Eles ficam no lugar de Gilson Ramalho e Luis Fernando Guilhon Filho, cujos biênios se encerraram.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.