INTERNACIONAL

Ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, condenado a três anos de prisão

Presidente foi acusado e condenado por prática de corrupção.

Ipolítica

Atualizada em 17/05/2023 às 12h11
Ex-presidente foi alvo de escurtas telefônicas que resultaram em processo.
Ex-presidente foi alvo de escurtas telefônicas que resultaram em processo. (Reprodução)

PARIS - O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi condenado hoje a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influência. O veredito foi proferido pela Corte de Apelação de Paris, encerrando um longo processo judicial que envolveu o renomado político francês.

Sarkozy, que governou a França de 2007 a 2012, foi acusado de ter tentado obter informações privilegiadas de um magistrado por meio de seu advogado, com o objetivo de influenciar uma investigação em andamento. O caso veio à tona em 2014, após escutas telefônicas realizadas pela polícia francesa.

O ex-presidente sempre negou as acusações e argumentou que estava sendo alvo de uma perseguição política. Durante o julgamento, sua defesa alegou que as escutas telefônicas eram ilegais e que as provas apresentadas contra ele eram frágeis.

No entanto, a Corte de Apelação de Paris considerou as provas contundentes e concluiu que Sarkozy tentou, de fato, influenciar o curso da justiça. Além da sentença de três anos de prisão, sendo um deles em regime fechado, o ex-presidente também foi condenado a pagar uma multa de 350.000 euros.

A decisão de condenar um ex-presidente a uma pena de prisão é um acontecimento marcante na história recente da França. Sarkozy, que já havia sido alvo de outros processos judiciais antes, agora enfrentará as consequências legais de seus atos.

Após o anúncio da condenação, apoiadores de Sarkozy se manifestaram nas ruas, argumentando que o ex-presidente foi vítima de um sistema judicial tendencioso. No entanto, críticos afirmam que a condenação demonstra que a justiça francesa está disposta a investigar e punir figuras políticas proeminentes, independente de sua posição social.

Ainda não está claro se Sarkozy irá recorrer da decisão ou se cumprirá a sentença imposta. No entanto, especialistas jurídicos afirmam que a condenação terá um impacto significativo em sua carreira política e na imagem que ele construiu ao longo dos anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.